Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Já parou para pensar qual lente você está usando para observar a realidade?

SPRGS
Publicado por em Fala Comitê · 10 Junho 2020
Fala Comitê
Comitê de Terapias Cognitivo-Comportamentais
Já parou para pensar qual lente você está usando para observar a realidade?
Há séculos, a humanidade vem percebendo a influência da nossa percepção sobre as situações de vida. Apesar de não haver teorias que explicassem os elementos cognitivos dessa perspectiva, filósofos estoicos já se questionavam sobre o poder da cognição. Epitectus, no século I, considerava que “o que perturba o homem não são os fatos em si, mas a interpretação que ele próprio faz dos fatos.”

Contudo, na década de 60, Aaron Beck foi um dos pioneiros ao desenvolver teorias e métodos para a aplicação prática da relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. A Terapia Cognitivo-Comportamental, a partir do seu modelo cognitivo, identificou que pensamentos disfuncionais afetam o humor e, consequentemente, o nosso comportamento.

A lente que usamos para compreender o que está ao nosso redor são vistas como regras e verdades absolutas que utilizamos para o processamento das informações. Chamamos essas lentes de crenças centrais. Essas crenças surgem principalmente de experiências vivenciadas na infância e adolescência, desenvolvendo, assim, determinadas ideias que o indivíduo tem sobre si, sobre outros e o mundo.

Então, a percepção que temos de uma situação pode não ser a mesma para outra pessoa. Você já vivenciou isso?
Acredito que sim, pois todos nós temos crenças que impactam diretamente em nossas atitudes.

A Terapia Cognitivo-Comportamental reconhece que transtornos mentais decorrem das distorções cognitivas na forma de perceber os acontecimentos. A Terapia Cognitivo-Comportamental, no processo psicoterapêutico, busca o aumento da consciência dos nossos pensamentos e das nossas crenças nucleares.  Sendo um sistema de psicoterapia amplamente testada, inúmeros estudos científicos demostram sua eficácia para diversos transtornos psiquiátricos, problemas psicológicos e para problemas médicos com componentes mentais.

Quer saber mais sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental? Acompanhe e participe do Comitê de TCC da SPRGS.

Referências:
Beck, J. S. Terapia Cognitiva-Comportamental: teoria e prática. 2ª Ed. Porto Alegre. Artmed, 2013.
WRIGHT, J. H.; BASCO, M. R.; THASE, M. E. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Comitê de Terapias Cognitivo-Comportamentais
Encontros quartas-feiras, 08h30 às 10h.
Coordenação Leonardo Mendes Wainer



Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo