Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

E as nossas crianças, nesses tempos difíceis que passamos, como estão?

SPRGS
Publicado por em Fala Comitê · 5 Maio 2020
Fala Comitê
Comitê de Psicanálise de Crianças
E as nossas crianças, nesses tempos difíceis que passamos, como estão?

É compreensível que a pandemia do novo corona vírus tem causado, na grande maioria das pessoas, muita angústia e medo, por toda incerteza em relação ao funcionamento do vírus e suas consequências, mas também pelas dúvidas quanto ao futuro!
Pensando em como as adultos estão enfrentando essas confusões e sentimentos difíceis, já é complicado. Mas e as crianças? Como elas demonstram e vivem essas dificuldades?

E é disso, que o Comitê de Psicanálise de Crianças tem se ocupado em pensar e discutir nos encontros que ocorrem, agora, de forma on-line.

Um dos grandes temas que a pandemia traz é como lidar com a mudança radical de rotina de uma criança, em função do isolamento social, algo necessário para que o vírus nao se alastre rapidamente.

Vemos famílias em casa, com pais trabalhando em seus computadores, crianças e adolescentes sem ir à escola, muitos tendo aulas de forma remota, sem ter o contato - muito importante para a troca entre pares- com amigos e colegas.

É inegável que tudo isso causam efeitos.

Algumas crianças podem ficar mais irritadas, brabas, outras mais tristes, sem vontade de fazer algumas coisa que antes gostavam.
Medo da doença e da morte, são esperados acontecer em crianças maiores. Tédio e ansiedade em não ter o que fazer também.

É muito singular as consequências psíquicas em cada um, mas o importante é que o adulto possa abrir um canal de escuta para o filho. Diálogo é essencial em momentos de crise. Informações claras e honestas acalmam os pequenos e produzem neles novas possibilidades e ideias, ou seja, soluções que elas mesmas possam fazer, como por exemplo, o cuidado com a lavagem das próprias mãos.

É dessa conversa e da relação próxima e afetiva entre pais e filhos, adultos e crianças, que a criatividade e reinvenção podem advir, e assim ajudar a passar por esta vivência tão nova e difícil.

Renata Aspar Lima
Coordenador do Comitê de  Psicanálise de Crianças
Encontros Segundas-feiras, das 14h30 às 16h




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo