Fala Comitê
Comitê de Psicanálise
O Comitê de Psicanálise ocupa-se neste momento de estudar o conceito de mal-estar na contemporaneidade através da obra de Christian Dunker "Mal estar, sofrimento e sintoma" (2015).
No livro o autor aborda estas três estruturas de padecimento e suas relações com os avanços da ciência médica positivista, com o crescimento exponencial da indústria farmacêutica e as formas de bem estar. O estudo leva a crítica dos imperativos de felicidade vigentes na cultura bem como o crescente aumento de determinados diagnósticos, tais como depressão e ansiedade, e assim convida o grupo a reflexão e a diversos exemplos que tensionam o laço social. Estamos refletindo acerca da função do diagnóstico nos tempos atuais, nas funções nomeadoras, normativas, inclusivas e excludentes que podem ser efeitos da necessidade moderna de se rotular e categorizar todas as formas de sofrimento.
Não à toa escolhemos esta obra para guiar nossos estudos, uma vez que o irrepresentável momento que vivemos convida-nos a indagar aquilo que é subjetivo tal como o que versa acerca de um sofrer compartilhado. Não menos importante, refletimos como se dão as relações sociais e os efeitos destas em tempos de isolamento, tempos de cerceamento e que, transpondo a metáfora proposta no livro que alude a lógica condominal, questionamos: que mal estar é este que se produz em nossas moradas em tempos de pandemia e como podemos transformar em narrativa tais angústias?!
Bruna Mello da Fonseca
Coordenadora do Comitê de Psicanálise
Novo horário de encontros: sextas-feiras às 14h
