Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Lives SPRGS

SPRGS
Publicado por em Eventos · 29 Maio 2020
Diante do momento delicado que vivemos e da necessidade de prevenção ao COVID-19, a SPRGS organizou uma série de atividades on-line para que possamos dar continuidade aos nossos estudos sem sair de casa!

Veja a próxima programação. E participe das próximas lives, sempre pelo INSTAGRAM:


04/junho, quinta-feira às 20h30
Trauma: seus efeitos coletivos e singulares
Luciana Maccari Lara




28/maio, quinta-feira às 19h30
Conversando sobre Psicologia das Emergências e Desastres
Francielli Galli

Não é novidade que a pandemia está afetando a saúde mental das pessoas. Em alguns contextos, de forma muito mais drástica do que em outros.
Sabendo que a Psicologia tem várias outras contribuições para oferecer à saúde, além dos atendimentos clínicos, a SPRGS promove uma conversa sobre a atuação profissional em emergências e desastres.
Na live desta quinta-feira (28/05), nossa convidada será a psicóloga Francielli Galli, doutora em Psicologia pela UFRGS com experiência em apoio psicossocial no incêndio da Boate Kiss e no acidente da Chapecoense.


21/maio, quinta-feira às 20h30
A presença da religião na Psicanálise de Freud
Fernando Cardoso Bertoldo

Nesta live será apresentado a ligação de Freud com a religião nas obras Atos Obssesivos e Prática religiosa (1907), Totem e tabu (1913), O Futuro de uma ilusão (1917),O mal estar na civilização(1931), e Moisés e o monoteísmo (1939), como também  os (des)caminhos que conduzem a psicanálise a uma indissociabilidade com a religião, buscando demonstrar que a construção da Psicanálise de Freud perpassa um viés de grande crítica ao fenômeno religioso.


14/maio, quinta-feira às 20h30
A vida diante da mobilidade restrita
Aurinez Rospide Schmitz

A vida mudou? No que?
Quais são as nossas expectativas? E os nossos medos?
Que conexões estamos fazendo?
Quais serão as perdas e como lidaremos com elas?
Qual a relação da mobilidade com o trânsito e com a saúde mental?
Aurinez Rospide Schmitz é Psicóloga, Psicoterapeuta CRP 07/06162. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria. Especialista em Psicologia do Trânsito e Psicologia Clínica. Diretora do Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito.


7/maio, quinta-feira às 20h30
Psicanálise e Literatura: Freud e Kafka
Estevan de Negreiros Ketzer

Nesta LIVE debateremos o texto de Kafka chamado “A Metamorfose”.
Neste texto, provavelmente o mais célebre de Kafka, encontramos um debate sobre os ideais sociais e as dificuldade de seu embate. A introdução do personagem Gregor Samsa nos leva a penetrar na desmontagem familiar que por vezes somos levados a acreditar como plenas de verdade, no sentido de uma existência plena de felicidade.
Freud nos ajuda a pensar o sofrimento neurótico respaldado pela falha narcísica diante dos acontecimentos narrados no livro. Ali vemos o horror e o consequente colapso da ordem que nos é familiar. Esse estranhamento nos exige mais dúvidas do que certezas. Neste contexto, encontramos o desafio de não cair na totalidade de um pensamento único, mas a multiplicidade em diálogo como questão para toda a modernidade.


30/abr, quinta-feira às 20h
Políticas públicas e psicanálise: interlocuções possíveis
Bruna Bayer


23/abr, quinta-feira às 20h30
O posicionamento do psicólogo nas mídias sociais
Suzana Joaquim Rodrigues



Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo