Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Lives YouTube SPRGS

SPRGS
Publicado por em Eventos · 21 Julho 2020
Live SPRGS
Ao vivo no website: sprgs.org.br/videos
Ou em nosso canal no YouTube: bit.ly/sprgs-videos

15 de agosto, sábado, 10h
Dialogando com os conceitos de representação e significante
Público-alvo: Interessados nos estudos da psicanálise
Carga horária: 1h15.
Resumo: O que é representação para Freud? Que fique claro, que a pergunta não abarca o que é representação para psicanálise. Interessa a opinião do pai da psicanálise. Escrever ou ler sobre isso? Laplanche e Pontalis pensam que Freud não altera a acepção do termo Vorstellung, que é parte do vocabulário clássico da filosofia, mas sim o uso que faz dele. O vocabulário indica cinco pontos em que consiste sua originalidade:
1) Freud centra uma distinção entre representação e afeto;
2) aponta que a representação seria aquilo que do objeto vem inscrever-se nos sistemas mnêmicos;
3) afirma que os sistemas mnêmicos multiplicam a lembrança em diferentes séries associativas, ou seja, o traço mnémico seria muito mais um signo do que algo ligado a essa ou aquela qualidade sensorial;
4) distingue dois níveis destas representações: as representações de palavra e as representações de coisa, para nesta distinção conferir um valor tópico (as representações coisa caracterizam o sistema inconsciente);
5) e finalmente explicita a distinção entre o traço mnêmico e a representação, esta seria o investimento do traço mnêmico. A partir destes apontamentos seguiu uma pesquisa, da qual queremos falar, circulando pelo significante, a representação, o traço único e o desejo em sua relação com a transitoriedade.

Adriana Hashem Muhammad: Psicóloga, Especialização em Educação e Saúde Mental Coletiva, Especialização em Teoria Psicanalítica pelo IPSI.
Laura Suzana de Souza Benites: Psicóloga, Psicanalista, Especialista em Filosofia da Linguagem e Comunicação, Coordenadora do Comitê de Psicanálise do Núcleo São Leopoldo da SPRGS. Dirige o 'Brota na Poesia' e o 'Bloomsday Transverso'.

Referências:
  • Lacan – Escritos – Seminário 09, 10 e  11, e outros;
  • Freud – As Afasias  e Obras completas;
  • Heidegguer – A coisa;
  • Lévi Strauss – Estruturas fundamentais do parentesco



Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo