Manifesto Público
#vidasnegrasimportam

Em virtude dos acontecimentos dos últimos tempos, a Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul vem, por meio deste, posicionar-se a favor da luta contra a discriminação racial.
Nos compele enquanto instituição a união por meio da coletividade em uma única voz, pela reafirmação dos direitos humanos e do repúdio ao racismo, por uma sociedade em que vidas negras importam!
Racismo é crime, inimigo (in)visível que designa inferioridade, escravidão e exclusão do humano. O racismo opera em favor da desigualdade do povo negro obedecendo uma lógica perversa e cruel que sustenta sua expressão.
Os manifestos estão ferventes pelo mundo, nos alertando mais uma vez sobre a necessidade de revermos constantemente, internamente e externamente, nosso papel enquanto sujeitos que tendem a silenciar, reproduzir e até mesmo compactuar com discursos racistas. Nesse sentido, entendemos que todas as manifestações excludentes que agridem e segregam, denunciam o extremo desrespeito às diferenças na relação com o outro.
Em consonância com as diretrizes éticas da psicologia e valores que regem a SPRGS como entidade representativa, vemos como necessário nos pronunciarmos, não somente nesse momento, mas trazendo à luz esse tema permanentemente, promovendo espaços de discussão e lugar de fala contra o racismo e toda e qualquer forma de discriminação.
Cordialmente,
DIRETORIA DA SPRGS
Mariana Steiger Ungaretti - Presidente
Angela Flores Becker - Vice Presidente
Pâmela Soares Bratkowski - Diretora Científica
Lisnéia Fabiani Bock – Diretora Sociocultural
Morgana Mengue Saft Tarragó – Diretora Administrativa
Diorge Mariano – Diretor Financeiro
Rita Lima Krás - Suplente
Natalia Ambros - Suplente