Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Produtividade em tempos de Pandemia: (im)possibilidades e saúde mental

SPRGS
Publicado por em Eventos · 28 Agosto 2020
Evento promovido pela L.E.R. (Liga de estudantes e recém-formados)
Produtividade em tempos de Pandemia: (im)possibilidades e saúde mental
Convidada Psicóloga Dra. Marly Perrelli
26 de setembro de 2020
Através da sua fala, além de muito informativa sobre o tema em questão, provocou também reflexão nos participantes.

Dentre conteúdos e exposições realizadas, cabe destacar algumas aqui:

Apontou que estamos vivendo um momento histórico, este da pandemia do novo Coronavírus;
Trouxe dados atualizados e relevantes, onde estima-se que cerca de 2,6 bilhões de pessoas ficaram em quarentena no período de março;
Enfatizou sobre as mudanças no nosso estilo de vida: novas formas de convivência, de trabalhar, de higiene, de isolamento social;
Alertou para alguns sentimentos que são compreensíveis que surjam a partir de tal isolamento, tais como: solidão, angústia, medo, ansiedade, tristeza, falta de liberdade;
Falou sobre o contexto organizacional, com a disputa entre o tempo, o estar em casa e a produtividade, onde a gestão organizacional teve que sofrer mudanças para se adaptar;
Mencionou o atendimento psicológico mediado pela tecnologia;
Levantou a temática da Síndrome de Burnout, devido ao esgotamento pelo trabalho.

Além dos itens apontados, trouxe-nos alguns fatores que podem ser protetivos em momentos tão difíceis, como o lazer, o ajuste nas mudanças e a resiliência. Também apontou para o que a pandemia pode ter deixado de bom a sociedade, em destaque: a solidariedade, a compaixão, a coletividade e as relações de confiança.

Agradecemos a Marly pela fala sobre este tema tão importante atualmente.












O tópico da produtividade é uma questão que ganha destaque na sociedade contemporânea, visto que cada vez mais se espera que se utilize o tempo disponível para agregar valor a si ou a empresa em que se trabalha. Nesse contexto, o tempo é visto como um capital a ser investido em conformidade com Marx em seu livro O  Capital (1867) “É desde logo evidente que o operário, ao longo de todos os seus dias de vida, nada é senão força de trabalho; que, por isso, todo o seu tempo disponível é, por natureza e direito, tempo de trabalho e pertence, portanto, à autovalorização do capital”.

Tal questão, na conjuntura atual em que os espaços de trabalho e lazer se interconectam acaba por evocar angústia nos sujeitos, tendo em vista as cobranças constantes por produtividade. Exigências estas que, outrora, poderiam ser barradas pela separação dos ambientes agora se encontram indissociáveis significando um intenso gasto para supri-las. Assim, há aqueles que conseguem se adaptar a situação atual e até apresentar níveis maiores de produtividade por outro lado, para suprir tais demandas podem acabar abrindo mão de sua saúde mental buscando atingir um ideal de produtividade que é amplamente enaltecido e difundido nas mais diversas redes.







*15 minutos antes do início do curso você deve fazer check-in na sala através do Sympla.
O link da transmissão fica disponível na sua página do Sympla:
é só fazer login na sua conta Sympla com O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO, clicar em “Meus Ingressos”, ir até o ingresso do evento e clicar em “Acessar transmissão”.
Lembrando, você poderá acessar 15 minutos antes do evento começar.

Se você não tem 'conta' no Sympla, é rápido e fácil fazer:
Entre em www.sympla.com.br, clique em 'Criar conta' (no alto, à direita), e preencha os campos USANDO O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO no evento (além disso, são apenas mais 3 campos).
O Sympla enviará um email para você, para fazer a 'Ativação de conta'. Basta abrir este email, e clicar no botão.
Você também pode usar o aplicativo Sympla, disponível nas versões iOS e Android.

Você deverá ter o aplicativo Zoom instalado, ou faça a instalação através do link disponível no Sympla ou na sua loja de aplicativos.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo