Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Desafios, limitações e potencialidades da psicologia escolar no retorno à socialização

SPRGS
Publicado por em Eventos · 14 Abril 2022


Minicurso
Desafios, limitações e potencialidades da psicologia escolar
no retorno à socialização

Com
Renata Plácido Dipp

30 de abril/22, sábado, 9h às 12h
On-line | Plataforma Sympla/Zoom
(check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Válido como horas complementares

Carga horária: 3 horas
Público-alvo: estudantes de psicologia, profissionais de psicologia e público em geral
Eixo temático: psicologia do escolar

Investimento:
  • Estudantes de graduação: R$ 35,00
  • Profissionais: R$ 45,00
  • Sócios SPRGS: isentos (contate a secretaria para fazer a inscrição)

Inscrições pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Informações pelo atendimento on-line da secretaria: secretaria@sprgs.org.br
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

A Psicologia Escolar e Educacional tem se constituído historicamente como importante campo de atuação da Psicologia e hoje se presentifica também por meio da Lei Federal 13.935/19, que dispõe sobre a obrigatoriedade desta especialidade, em conjunto com o serviço social, na rede pública de educação básica. A PEE segue ampliando a sua presença no cotidiano escolar, através da compreensão do sujeito como sócio-histórico, intervindo por meio de práticas que garantam direitos sociais e que se proponham a diminuir as desigualdades e a discriminação na educação e na sociedade.

Resumo: breve linha do tempo e principais paradigmas históricos do campo de atuação. Políticas Públicas de Educação e de Educação Inclusiva. Contextos de urgência e emergência. Formação/atuação do psicólogo na educação.

Objetivos: oferecer noções sobre o campo teórico-técnico da Psicologia Escolar e Educacional para estudantes de psicologia e psicólogos com interesse nesta área de atuação.

Renata Plácido Dipp (CRP 07/16891): Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia e Doutoranda em Educação (PUCRS). Especialista em Gestão Empresarial (FGV) e especialista em Educação Transformadora (PUCRS). Tem experiência como psicóloga escolar e como consultora em psicologia escolar em escolas públicas e privadas do RS. Professora do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Serviço Escola – SAPP (Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia) da PUCRS. Coordena a representação do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Professora de cursos de especialização nas áreas da Psicologia Escolar e da Educação.

Referências:
  • Psicologia escolar: Práticas críticas. Marisa Eugênia Melillo Meira e Mitsuko Aparecida Makino Antunes, organizadoras. — São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
  • Coletânea Psicologia e políticas educacionais. Herculano Ricardo Campos, Marilene Proença Rebello de Souza, Marilda Gonçalves Dias Facci, organizadores. – Natal, RN: EDUFRN, 2016.
  • Fármacos, remédios, medicamentos: o que a Educação tem com isso? Organizadores: Ricardo Burg Ceccim e Cláudia Rodrigues de Freitas; Prefácio de Fabiane Romano de Souza Bridi. – 1. ed. -- Porto Alegre: Rede Unida, 2021.
  • Introdução a Psicologia Escolar. Maria Helena Souza Patto, Casa do Psicólogo, 1997.
  • Psicologia Institucional e Escolar: (des)enlaces para uma prática efetiva. Cristiano Hamann e Renata Plácido Dipp. Em: Alexandre Guilherme (Org). PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: UM GUIA DIDÁTICO. Edipucrs, 2021.
  • A Psicologia escolar e educacional pensando as infâncias na pandemia: os reflexos do antes ao depois do isolamento social sobre as crianças. Renata Plácido Dipp e Andreia Mendes dos Santos. Em: Fauston Negreiros; Breno de Oliveira Ferreira. (Org.). Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? Pimenta Cultural, 2021.


*Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição ou através de conta gratuita no Sympla (com mesmo e-mail de login da inscrição). Necessita app Zoom instalado.

*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo