Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

TOC uma comédia obsessiva compulsiva

SPRGS
Publicado por em Eventos · 10 Maio 2022


Ponto de vista
TOC uma comédia obsessiva compulsiva
Psicanálise & Teatro

Com Artur José Pinto (autor) e Lutti Pereira (diretor)
Debatedora Ana Beatriz Guerra Mello
Coordenadora da mesa Raquel Dickel

30 de maio/22  | quinta-feira | 20h30 às 22h
Evento gratuito, on-line - acesso pela plataforma Sympla/Zoom
(check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Organização: Núcleo São Leopoldo

Inscrições exclusivamente pelo Sympla: www.sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min antes do horário do evento ou quando esgotarem-se as vagas)

Certificado aos participantes
Carga horária: 1h30min
Eixo Temático: debate sobre arte e saúde mental
Informações pelo atendimento on-line da secretaria:
secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

A ideia desse evento surgiu com o espetáculo TOC – uma comédia obsessiva compulsiva, texto de Artur José Pinto e direção de Lutti Pereira, e com a leitura do livro O inconsciente teatral, de Antonio Quinet.

Desde sua origem a psicanálise soube reconhecer a importância da arte e do teatro. Por isso vamos propor um diálogo entre psicanálise e teatro. Quinet afirma que o inconsciente é teatral e que todos nós temos nossos próprios roteiros que são escritos e representado na Outra Cena. Essa outra cena foi o primeiro nome que Freud deu ao inconsciente. O inconsciente se expressa através de sonhos, fantasias, atos e atuações. Pode se dizer que o espetáculo teatral é sempre uma encenação do inconsciente. Ele fascina, encanta e desperta tanto o desejo quanto a angústia.

Essas e outras questões nos fazem querer conversar com o diretor e o autor de TOC - uma comédia obsessiva compulsiva.

- Artur José Pinto: Ator, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro. Psicodramatista, especialista em psicodrama pela UCSPA. Trabalhos recentes como ator: Verona (minissérie), Bio (longametragem). Como dramaturgo: TOC comédia obsessiva compulsiva, Homens de perto, Inimigas íntimas, Quinto andar por favor. Até antes da pandemia do Covid 19 dirigiu grupos de teatro espontâneo.

- Lutti Pereira: Desenvolve desde 1987 as carreiras de ator, produtor, diretor e gestor cultural, tendo produzido vários espetáculos para os públicos adulto e infantil. Como ator um de seus principais trabalhos foi “A Bota e Sua Meia” (1995) com direção de Camilo de Lélis, obtendo três prêmios de ator. Este espetáculo foi apresentado na Alemanha, Buenos Aires, Coimbra e em algumas capitais do país. Em 1994 foi convidado por Dilmar Messias, diretor do IEACEN, para ocupar o cargo de Diretor do Teatro de Arena de Porto Alegre, um dos mais importantes espaços culturais da capital, criando o projeto de ocupação “Prêmio de Incentivo a Pesquisa Teatral no Teatro de Arena” em vigor até hoje.

- Ana Beatriz Guerra Mello: Psicóloga/psicanalista, Mestre em Psicanálise e Educação pela UFRGS. Atuou como Docente, supervisora e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação em psicologia; na saúde pública nos programas de Saúde do Escolar e Planejamento Familiar. Coordenadora de grupos de estudos em Psicanálise e Cursos sobre Estruturas Psíquicas. Sócia da SPRGS onde coordena o Comitê de Psicanálise e Leituras em Voz alta de Lacan.



*Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição ou através de conta gratuita no Sympla (com mesmo e-mail de login da inscrição). Necessita app Zoom instalado.

*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo