Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Atendimento on-line em tempos de mudança de rotina

SPRGS
Publicado por em Voz da Sociedade · 7 Abril 2020
Voz da Sociedade
Atendimento on-line em tempos de mudança de rotina
Maiga Sabo Sandri*
Na minha clínica, a situação da quarentena precipitou algo para o qual eu já estava me preparando teórica e tecnicamente havia algum tempo, que são os atendimentos on-line. Iniciar uma nova modalidade de atendimento - à distância - ainda por cima em home office, através das tecnologias de informação e comunicação (TICs)  neste momento atual, tem suas peculiaridades, mas não vou adentrar nesta questão aqui.

Quero ressaltar que, da minha experiência inicial, os recursos tecnológicos têm se mostrado ferramentas maravilhosas, o que corroborou o ponto de vista que eu já tinha antes. Através do uso adequado das tecnologias, podemos migrar o atendimento presencial para o meio virtual, onde profissional e paciente continuam se mantendo próximos mesmo em tempos de mudança de rotina, como a quarentena, bem como em outras circunstâncias da vida, por exemplo, em períodos de viagem, mudança de cidade, falta de tempo, algum sério impedimento de deslocamento até o consultório, enfermidades.

À medida que o atendimento psicológico possa estar menos “engessado” a tão somente práticas já consagradas tradicionalmente, os tratamentos podem ter sua continuidade em períodos fora da rotina, e se amplia inclusive o alcance dos mesmos a uma maior parcela da população. É um movimento atual das práticas em Psicologia que, como profissão, está sempre a serviço da saúde mental e emocional.

Para que possamos continuar oferecendo os melhores serviços, devemos manter o mesmo elevado padrão de cuidado ético e técnico que temos com o trabalho de atendimentos presenciais. Ou seja, precisamos estar em conformidade com os preceitos do Conselho Federal de Psicologia para os atendimentos em meio virtual, também é importante buscar uma sólida capacitação profissional, estudos teóricos e técnicos bem orientados nessa área, conhecimento dos benefícios e desafios, indicações e contraindicações, além de conhecimentos atualizados sobre os equipamentos e as tecnologias de informação e comunicação.

*Sócia efetiva da SPRGS


Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo