Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

As potencialidades do encontro em tempos de quarentena

SPRGS
Publicado por em Voz da Sociedade · 23 Abril 2020
Voz da Sociedade
As potencialidades do encontro em tempos de quarentena
(Laura de Quadros)*
Já há alguns dias em isolamento, a sociedade sai do papel de negação e passa a refletir a importância dos encontros. Aqueles encontros despretensiosos, do final do dia, seguidos do trabalho ou, ainda, aqueles combinados e desejados desde o presente momento. O fato é que a Covid-19, chegou para reavaliarmos as possibilidades de interconexão com o outro.

Para Pierre Lévy (1997), no livro “O que é virtual?” A potência desses encontros se constrói na relação entre a subjetividade e a finalidade. Ainda que no dia a dia tenhamos ligeiramente a percepção de que, virtualidade não se configure em presença, o filósofo francês nos implicava ao dizer que presença é um modo possível de ser e estar.

Muitas mudanças ocorreram na vida dos brasileiros desde a chegada do vírus, que nos possibilitou refletir sobre a importância das relações para o ser humano. Muitas lives, videochamadas e conferências incorporaram o nosso cotidiano, preenchendo um espaço que antes era reservado aos “íntimos” e agora passa a fazer parte deste novo cenário.

O fato é que a tecnologia não exclui o abraço, o cheiro e o contato físico. Porém, tornou-se ferramenta importante para o enfrentamento desse período tão intenso que estamos passando. Aquela conversa com a amiga de anos, que não cabia antes na sua agenda está à distância de um click.

Tudo passa, inclusive, uma quarentena. Aproveite para fortalecer o vínculo nesse período e quando o isolamento social acabar os encontros terão novos sentidos, que a pauta seja sobre a pessoa que você se tornou, sobre saúde, planos e vida. Seremos todos sobreviventes!

*Sócia estudante e coordenadora de extensão da Liga de Estudantes e Recém-formados.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo