Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Caminhos do Acolhimento - Relato de experiência: ONG Igualdade e Ambulatório T

SPRGS
Publicado por em Eventos · 1 Julho 2021

Evento promovido pela L.E.R. (Liga de estudantes e recém-formados)
Caminhos do Acolhimento -
Relato de experiência: ONG Igualdade e Ambulatório T

Convidadas
Gabriela Baptista Silva, Alice Adams Bohrer, Stephanie Guimarães

30 de junho de 2021



O evento realizado foi oriundo de uma série de discussões e trocas nas reuniões semanais da L.E.R. (Liga de estudantes e recém-formados). A partir disso, no evento, criamos um espaço de discussão sobre a temática da transexualidade através de relatos de experiência sobre quais são e como funcionam os serviços de acolhimento para a população transexual, de modo que conseguimos abordar este assunto de grande importância, mas que infelizmente ainda é um tema de grande tabu na sociedade brasileira.

Os relatos de experiência trazido pelas convidadas foram profundos e de muita reflexão, através do acolhimento, respeito, afeto e de valorização, podemos fazer a diferença na vida das pessoas trans. Foram contribuições importantes de suas vivências na prática e que precisa deste olhar integral.

No decorrer do evento, foi estarrecedor saber que a expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de 35 anos, esse dado evidencia que existe uma série de desafios e demandas quando se pensa na longevidade da população trans, a começar pelo desafio da sobrevivência. Sendo o Brasil o país que mais mata trans no mundo, segundo dados da UFMG (2021).

Neste sentido, nós, como profissionais e estudantes da psicologia, temos o dever de não reforçar e perpetuar comportamentos e atitudes discriminatórias, pois o nosso papel acima de tudo é escutar e acolher, e não rotular.

Nós da Liga só temos a agradecer mais uma vez a presença e pelas maravilhosas contribuições de nossas convidadas e a todos os inscritos que se fizeram presentes em nosso evento!

Obrigad@!



Vivemos em um país com grande diversidade cultural. Todavia, ainda existe muito desrespeito a tudo o que diferente ao “padrão” imposto pela sociedade. Sendo notório, neste caso, as várias formas de preconceitos sofridos pelos transgêneros. Neste sentido, o nosso evento propõe utilizar este espaço de fala para abordar a importância de nossa categoria para esse debate pelo meio de um relato de experiência que evidencie de que forma a atuação da psicóloga e do psicólogo(a) frente à transexualidade não deve, em hipótese alguma, se nortear por uma concepção patologizada dessa identidade de gênero. A assistência psicológica prestada a essa população pode e deve alavancar a qualidade de vida delas enquanto cidadãs e sujeitos de direitos.

O evento tem como objetivo possibilitar um espaço de discussão sobre a temática da transexualidade através de um relato de experiência sobre quais são e como funcionam os serviços de acolhimento para a população transexual, de modo que, consigamos abordar este assunto de grande importância, mas que infelizmente ainda é um tema de grande tabu na sociedade brasileira.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo