Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Diaphora?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

A Diaphora: Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, é um periódico semestral, editado pela Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul e propõe-se a publicar artigos inéditos produzidos na área de Psicologia e ciências afins que se enquadrem nas categorias de relato de pesquisa, experiência profissional, artigos de revisão e resenhas.

Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia e análise científica.

Artigos de revisão: revisões sistemáticas e atuais sobre temas relevantes de acordo com a política editorial do periódico.

Relato de experiência profissional: estudos de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos e estratégias de intervenção de interesse para a atuação de psicólogos em diferentes áreas.

Resenhas: revisão crítica de livros recém publicados, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais

 

As diretrizes de publicação são definidas pela Equipe Editorial, composta por profissionais sócios da SPRGS, responsável pela política editorial e pela formação do Conselho Editorial. Este será formado por profissionais convidados pertencentes a comunidades científicas e instituições nacionais e internacionais.

 

NORMAS EDITORIAIS

 

1. A revista somente aceitará para análise trabalhos inéditos. O artigo submetido não poderá já ter sido publicado em outro meio de divulgação e não pode ser simultaneamente submetido a outro periódico ou meio de divulgação.

2. O artigo passará pela apreciação do Editor e da Equipe Editorial que avalia sua pertinência de acordo com a política editorial.

3. O Editor juntamente com a Equipe Editorial realiza o encaminhamento par consultores ad hoc de reconhecida competência na área de conhecimento, a seu critério, para análise, recomendando ou rejeitando a publicação. O processo de avaliação utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores. A Equipe Editorial e os Consultores ad hoc analisam o manuscrito, sugerem modificações e recomendam ou não a sua publicação.

4. Há três possibilidades em seu parecer: a) aceitação integral do texto; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral do texto. Em qualquer destas situações o autor será devidamente comunicado.

5. O(s) autor(es) do artigo receberá(ão) os pareceres dos consultores em qualquer das possibilidades referidas. Destaca-se que não há prazo para retorno dos pareceres, tendo em vista que essa atividade é realizada por consultores externos. A Diaphora trabalha com uma expectativa de prazo não superior a 90 dias. No entanto, este pode ser ultrapassado, de acordo com a complexidade do tema, disponibilidade e aceitação de realização do parecer por parte dos consultores convidados.

6. A versão modificada do manuscrito deve ser reencaminhada no prazo máximo de 15 dias após o recebimento da notificação. Os autores deverão preencher o formulário de alterações, esclarecendo as alterações feitas e aquelas que não julgaram pertinentes devidamente justificadas. No texto, as modificações realizadas deverão estar destacadas com a ferramenta Word “pincel amarelo” ou letra na cor vermelha. O encaminhamento com as modificações pode ser realizado para o e-mail do editor que administra o artigo Com Cópia para o e-mail da revista: revistasprgs@sprgs.org.br. O(s) autor(es) deverão se manifestar quanto ao recebimento do material e confirmar a intenção de realizar as modificações apontadas no parecer. A ausência de retorno no prazo citado será entendida como desistência de seguimento do processo de submissão.

7. Após as modificações, o artigo será, se necessário, enviado novamente aos revisores, que emitirão um novo parecer, definindo a aceitação, a necessidade de novas correções ou a recusa do artigo.

8. O Editor e a Equipe Editorial reservam-se o direito de fazer pequenas alterações no texto dos artigos.

9. A decisão final sobre a publicação de artigo sempre será do Editor, Editores Associados e Equipe Editorial.

10. Finalizado o processo, o(s) autor(es) receberão carta de aceite de publicação com indicação de previsão do ano e número da edição.

11. Os artigos serão aceitos somente em língua portuguesa.

12. As opiniões emitidas nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não constituindo sua aceitação motivo para se entender que a Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul e a Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul compartilham das opiniões ou juízos emitidos pelos autores.

13. A matéria editada pela Diaphora: Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul poderá ser impressa total ou parcialmente, desde que obtida a permissão do Editor. Os direitos autorais obtidos pela publicação do artigo não serão repassados para o(s) autor(es) do artigo. A avaliação dos manuscritos levará em conta se a linguagem utilizada no texto é clara e apropriada ao modelo científico e se a ortografia, a gramática e a pontuação estão corretamente empregadas. Além disso, avaliará a fundamentação teórica que embasa as idéias desenvolvidas, a adequação da metodologia utilizada para a exploração do conteúdo proposto e se a revisão bibliográfica utilizada no texto é condizente com o tema escolhido. A atualidade dos artigos usados também será considerada, bem como as articulações entre diferentes autores. Será avaliado se os dados foram interpretados adequadamente e se as conclusões apresentadas no texto respondem aos objetivos do mesmo. Deve haver uma articulação entre os aspectos teóricos e metodológicos abordados. O quesito relevância é um ponto significativo da avaliação; considera a importância teórica, metodológica, social ou prática do tema desenvolvido no texto para a área do conhecimento.

A Diaphora: Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul está permanentemente aberta para receber trabalhos.

 

Encaminhamento de artigos

 

Os artigos originais deverão ser enviados à SPRGS, via e-mail: revistasprgs@sprgs.org.br, devendo o autor principal receber notificação de recebimento no prazo de sete dias úteis.

 

Os artigos originais deverão ser encaminhados com digitação em espaço 1,5, fonte Times New Roman (tamanho 12). A folha deverá ser A4, com formatação de margens superior e inferior (no mínimo 2,5 cm), esquerda e direita (no mínimo 3 cm). A revista adota as normas do Manual de Publicação da American Psychological Association -APA (6ª edição, 2010).

Relato de pesquisa (mínimo de 15 e máximo 20 laudas);Artigos de revisão (mínimo de 12 e máximo de 15 laudas);Relato de experiência profissional (mínimo de 12 e máximo de 15 laudas) e Resenhas (mínimo de 1 e máximo de 3 laudas).

* No caso de estudos envolvendo seres humanos, será exigido, nos termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, documento comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa ou número do protocolo de aprovação.

* Conflitos de interesse (profissionais, financeiros e benefícios diretos e indiretos) devem ser mencionados sob pena de cancelamento da publicação no caso de serem identificados ditos conflitos por parte do Editor, Editores Associados e Conselho Editorial.

 

Apresentação do artigo

 

a) Título do artigo em língua portuguesa com até 10 palavras; Nome dos autores; formação; maior titulação; afiliação institucional; endereço, telefone e e-mail de todos os autores; Resumo em português contendo de 150 a 200 palavras; três palavras-chave; Título do artigo em inglês, Abstract, keywords.

b) Os artigos referentes a Relatos de Pesquisa devem apresentar a seguinte seqüência: Título; Resumo; Abstract; Introdução; Método (população/amostra/participantes, instrumentos, procedimentos (coleta e análise de dados), incluindo nessa seção afirmação de aprovação do estudo em Comitê de Ética de acordo com Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde); Resultados; Discussão, Referências (em letra minúscula e em seções separadas). Em artigos teóricos deve constar: Título; Resumo; Abstract; Introdução – na qual figure a argumentação teórica de conceitos relevantes para o desenvolvimento teórico da Psicologia, de maneira coerente e inovadora; Considerações finais; Referências.

c) As referências são limitadas a 30, exceto nos artigos de revisão que podem utilizar até 40. No total poderá ser utilizada até 10% de citações referentes aos próprios autores. No mínimo, 50% do total devem referir-se aos últimos cinco anos. Exceções deverão ser justificadas e serão analisadas pela Equipe Editorial.

d) Usar as denominações tabelas e figuras (não usar a expressão quadros e gráficos). Colocar tabelas e figuras incorporadas ao texto. Tabelas: incluindo título e notas de acordo com normas da APA. Formato Word – ‘Simples 1’. A tabela não poderá exceder 11,5 cm de largura x 17,5 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 40 linhas, incluindo título e rodapé(s).

e) Anexos: somente serão aceitos quando contiverem informação original importante, ou destaque indispensável para a compreensão de alguma seção do trabalho. Recomenda-se evitar anexos.

* Para a redação de texto, a Diaphora -Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul sugere:

Sabadini, A. A. Z. P., Sampaio, M. I. C., & Koller, S. H. (Orgs.). (2009). Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia; Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Recuperado em 13 de outubro de 2014, http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/biblioteca/Publicar-em-Psicologia.pdf

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. O(a/s) autor(a/es) concordam com a Declaração de Direito Autoral descrita em Declaração de Direito Autoral.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2238-9709