Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O(a/s) autor(a/es) concordam com a Declaração de Direito Autoral descrita em Declaração de Direito Autoral.

Diretrizes para Autores

Política Editorial

A Diaphora é uma revista científica eletrônica e impressa semestral, editada pela Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul e se propõe a publicar artigos inéditos, originais produzidos na área de Psicologia e áreas afins e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista. É um periódico que está permanentemente aberto a submissões.

Publica artigos sobre investigações empíricas e revisões sistemáticas e integrativas da literatura. São aceitos artigos que se enquadram nas seguintes categorias: relato de pesquisa, artigo teórico, relato de experiência profissional. Não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos. Possui DOI. 

Os manuscritos devem ser enviados eletronicamente, sem nenhum tipo de identificação do(s) autor(es) para o site da revista. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores – Submissão, após os autores terem realizado cadastro. Os textos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês (com tradução), nas normas da American Psychological Association - APA 6ª edição (2010) http://www.apa.org. O endereço para envio dos artigos é www.sprgs.org.br/diaphora/ojs/index.php/diaphora/about/submissions.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da equipe editorial da revista, após serão submetidos à avaliação do tipo double blind peer review (realizada por dois revisores anônimos afiliados a instituições diferentes da dos autores, os quais tambem são mantidos em anonimato para o revisor.)ou seja, feita as cegas por, pelo menos, dois pareceristas externos.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

SUBMISSÃO

Passos para submissão

A submissão eletrônica de artigos segue dois passos: e-mail de encaminhamento e apresentação formal dos autores e a submissão do artigo no site.

Os autores serão comunicados imediatamente sobre o recebimento do artigo e poderão acompanhar o processo editorial utilizando seu nome de usuário e senha.

O processo editorial somente terá início com o cadastramento de todos os autores (se houver) no sítio da revista, com seus respectivos e-mails.

Normas Editoriais

1- O artigo recebido passará pela apreciação do Editor e da Equipe Editorial que avalia sua pertinência de acordo com a política  editorial em até 90 dias.

2- Há três possibilidades em seu parecer: a) aceitação integral do texto; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral do texto. Em qualquer destas situações o autor será devidamente comunicado.

3- O(s) autor(es) do artigo receberá(ão) os pareceres dos consultores em qualquer das possibilidades referidas. Destaca-se que não há prazo para retorno dos pareceres, tendo em vista que essa atividade é realizada por consultores externos. A Diaphora trabalha com uma expectativa de prazo não superior a 90 dias. No entanto, este pode ser ultrapassado, de acordo com a complexidade do tema, disponibilidade e aceitação de realização do parecer por parte dos consultores convidados.

4- A versão modificada do manuscrito deve ser reencaminhada no prazo máximo de 15 dias após o recebimento da notificação. Os autores deverão preencher o formulário de alterações, esclarecendo as alterações feitas e aquelas que não julgaram pertinentes devidamente justificadas. No texto, as modificações realizadas deverão estar destacadas com a ferramenta Word “pincel amarelo” ou letra na cor vermelha. O encaminhamento com as modificações pode ser realizado para o e-mail do editor que administra o artigo Com Cópia para o e-mail da revista: revistasprgs@sprgs.org.br. O(s) autor(es) deverão se manifestar quanto ao recebimento do material e confirmar a intenção de realizar as modificações apontadas no parecer. A ausência de retorno no prazo citado será entendida como desistência de seguimento do processo de submissão.

5- Após as modificações, o artigo será, se necessário, enviado novamente aos revisores, que emitirão um novo parecer, definindo a aceitação, a necessidade de novas correções ou a recusa do artigo.

6- O Editor e a Equipe Editorial reservam-se o direito de fazer pequenas alterações no texto dos artigos.

7- A decisão final sobre a publicação de artigo sempre será do Editor, Editores Associados e Equipe Editorial.

8- Finalizado o processo, o(s) autor(es) receberão carta de aceite de publicação com indicação de previsão do ano e número da edição.

9- Os artigos serão aceitos em língua portuguesa, inglesa e espanhola (traduzido).

10- As opiniões emitidas nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não constituindo sua aceitação motivo para se entender que a Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul e a Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul compartilham das opiniões ou juízos emitidos pelos autores.

11- A matéria editada pela Diaphora eletronicamente poderá ser impressa. Os direitos autorais obtidos pela publicação do artigo não serão repassados para o(s) autor(es) do artigo. A avaliação dos manuscritos levará em conta se a linguagem utilizada no texto é clara e apropriada ao modelo científico e se a ortografia, a gramática e a pontuação estão corretamente empregadas. Além disso, avaliará a fundamentação teórica que embasa as ideias desenvolvidas, a adequação da metodologia utilizada para a exploração do conteúdo proposto e se a revisão bibliográfica utilizada no texto é condizente com o tema escolhido. A atualidade dos artigos usados também será considerada, bem como as articulações entre diferentes autores. Será avaliado se os dados foram interpretados adequadamente e se as conclusões apresentadas no texto respondem aos objetivos do mesmo. Deve haver uma articulação entre os aspectos teóricos e metodológicos abordados. O quesito relevância é um ponto significativo da avaliação; considera a importância teórica, metodológica, social ou prática do tema desenvolvido no texto para a área do conhecimento.

Encaminhamento de artigos

Os artigos originais deverão ser enviados à SPRGS, por meio do link: www.sprgs.org.br/diaphora/ojs/index.php/diaphora/about/submissions, por meio do ítem : submissão, devendo o autor principal receber notificação de recebimento no prazo de sete dias úteis.

Os artigos originais deverão ser encaminhados com digitação em espaço 1,5, fonte Times New Roman (tamanho 12). A folha deverá ser A4, com formatação de margens superior e inferior (no mínimo 2,5 cm), esquerda e direita (no mínimo 3 cm). A revista adota as normas do Manual de Publicação da American Psychological Association -APA (6ª edição, 2010).

Relato de pesquisa (mínimo de 15 e máximo 20 laudas);Artigos de revisão (mínimo de 12 e máximo de 15 laudas);Relato de experiência profissional (mínimo de 12 e máximo de 15 laudas) e Resenhas (mínimo de 1 e máximo de 3 laudas).

* No caso de estudos envolvendo seres humanos, será exigido, nos termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, documento comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa ou número do protocolo de aprovação.

* Conflitos de interesse (profissionais, financeiros e benefícios diretos e indiretos) devem ser mencionados sob pena de cancelamento da publicação no caso de serem identificados ditos conflitos por parte do Editor, Editores Associados e Conselho Editorial.

Apresentação do artigo

a) Título do artigo em língua portuguesa com até 10 palavras; Nome dos autores; formação; maior titulação; afiliação institucional; endereço, telefone e e-mail de todos os autores; Resumo em português contendo de 150 a 200 palavras; três palavras-chave; Título do artigo em inglês, Abstract, keywords.

b) Os artigos referentes a Relatos de Pesquisa devem apresentar a seguinte seqüência: Título; Resumo; Abstract; Introdução; Método (população/amostra/participantes, instrumentos, procedimentos (coleta e análise de dados), incluindo nessa seção afirmação de aprovação do estudo em Comitê de Ética de acordo com Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde); Resultados; Discussão, Referências (em letra minúscula e em seções separadas). Em artigos teóricos deve constar: Título; Resumo; Abstract; Introdução – na qual figure a argumentação teórica de conceitos relevantes para o desenvolvimento teórico da Psicologia, de maneira coerente e inovadora; Método; Considerações finais; Referências.

c) As referências são limitadas a 30, exceto nos artigos de revisão que podem utilizar até 40. No total poderá ser utilizada até 10% de citações referentes aos próprios autores. No mínimo, 50% do total devem referir-se aos últimos cinco anos. Exceções deverão ser justificadas e serão analisadas pela Equipe Editorial.

d) Usar as denominações tabelas e figuras (não usar a expressão quadros e gráficos). Colocar tabelas e figuras incorporadas ao texto. Tabelas: incluindo título e notas de acordo com normas da APA. Formato Word – ‘Simples 1’. A tabela não poderá exceder 11,5 cm de largura x 17,5 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 40 linhas, incluindo título e rodapé(s).

e) Anexos: somente serão aceitos quando contiverem informação original importante, ou destaque indispensável para a compreensão de alguma seção do trabalho. Recomenda-se evitar anexos.

 

* Para a redação de texto, a Diaphora -Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul sugere:

Sabadini, A. A. Z. P., Sampaio, M. I. C., & Koller, S. H. (Orgs.). (2009). Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia; Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Recuperado em 13 de outubro de 2014, http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/biblioteca/Publicar-em-Psicologia.pdf

 

Relato de Pesquisa

investigação baseada em dados empiricos, utilizando metodologia e análise cientifica.

Relato de Experiência

Estudos de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos e estratégias de interveção de interesse para atuação de psicólogos em diferentes áreas.

Artigo de Revisão

Revisões sistemáticas e atuais sobre temas relevantes de acordo com a politíca editorial do periódico.

Política de Privacidade

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