Qualidade de vida na velhice: envelhecimento ativo e sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.8.2-8Resumo
O envelhecimento populacional é tido como uma das grandes conquistas sociais do nosso tempo, mas também como o maior desafio do século XXI. Com os avanços sociais, as novas tecnologias e o progresso da medicina, a população idosa cresceu de forma exponencial. Portanto, face a esse crescimento, se faz necessário aprofundar os conhecimentos acerca do processo de envelhecimento e seus diferentes enfoques. O presente artigo resulta da revisão bibliográfica realizada em Portugal no ano de 2018. Sendo assim, busca-se compreender o conceito de Envelhecimento Ativo, refletir sobre o potencial de desenvolvimento ao longo da vida pela ótica do paradigma Lifespan, conhecer os fatores que levam as pessoas que moram na Zona Azul da Sardenha a viverem mais, e ampliar o olhar acerca da sexualidade do idoso e formas mais criativas de se relacionar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.