Riscos psicossociais no trabalho no setor público brasileiro: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.10.3-9Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar estudos empíricos da literatura científica nacional sobre os riscos psicossociais no trabalho relativos ao setor público brasileiro dos últimos dez anos, buscando identificar os riscos psicossociais no trabalho presentes nesse contexto laboral e os danos que eles podem desencadear à saúde dos trabalhadores. Foram selecionados 33 artigos, que foram analisados quanto à autoria-instituição-departamento, publicação, delineamento metodológico e resultados. Verificou-se que os riscos psicossociais no trabalho mais prevalentes no setor público se referem a fatores vinculados à sobrecarga de trabalho e precariedade das condições de trabalho. Entre os danos à saúde dos trabalhadores, destacaram-se danos físicos e psicológicos, necessitando de intervenções organizacionais mais efetivas relativas ao gerenciamento dos riscos psicossociais e à promoção de saúde nesse contexto laboral. Diante dos riscos psicossociais evidenciados no setor público brasileiro, destaca-se a necessidade de maior investimento financeiro e melhoria na gestão de pessoas e nos recursos físicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.