Cuidado paliativo em Neonatologia
Estratégias de enfrentamento da equipe multiprofissional
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.10.3-4Resumo
O estudo buscou conhecer as estratégias de enfrentamento dos profissionais de uma unidade de Neonatologia em um hospital público e universitário da região Sul do país, frenteao cuidado paliativo neonatal. Foi uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, em que 18 participantes da equipe multiprofissional (enfermagem, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas), com pelo menos 3 meses de trabalho na área, independente da instituição, responderam uma entrevista semiestruturada, entre fevereiro e setembro de 2019, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, atentando para os cuidados éticos. Emergiram quatro categorias: Entendimento e sentimentos frente ao processo de morte de um bebê; Percepção sobre o cuidado paliativo com bebês e familiares; Estratégias de enfrentamento diante do cuidado paliativo neonatal; Pensamentos/percepção sobre a atuação em equipe. Dúvidas e pouco conhecimento sobre o conceito do cuidado paliativo, frequentemente confundido comterminalidade, foram identificados. As estratégias de enfrentamento prevalentes foram o suporte sociale o afastamento. Destacaram-se a necessidade de compreensão sobre o processo de morte de um bebê e o luto, capacitação da equipe em cuidado paliativo, o desenvolvimento da comunicação mais eficaz entre a equipe e criação de protocolos assistenciais para cuidado mais humanizado aos pacientes e famílias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.