A importância dos contos de fadas como instrumento de trabalho para a psicoterapia infantil

Autores

  • Cleonice Zatti
  • Cristina Dariano Kern

Resumo

Diversas crianças encontram-se em sofrimento psíquico, seja por vivências traumáticas não elaboradas ou
por situações do meio no qual vivem: ambientes complexos e violentos. Essa é a realidade também observada em
Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com o intuito de melhor entender o modo de ajudar essas crianças, replicou-se a
pesquisa desenvolvida na França por Celso Gutfreind (2003), na qual a experiência clínica em psicoterapia infantil de
grupo se deu por meio dos contos. O estudo de caso que será apresentado surgiu a partir de uma pesquisa com um
grupo de crianças em uma creche comunitária, criado pelo Serviço Escola de Psicologia (SEP) do Centro Universitário
Metodista do IPA. O projeto Ateliê de Contos foi aplicado durante os anos de 2010 e 2011, e a estrutura dos
atendimentos dava-se primeiramente com a contação de histórias (contos de fadas) para, posteriormente, as crianças
desenharem e dramatizarem o conto. O setting foi montado com uma cortina, um tapete mágico e almofadas,
representando um ambiente acolhedor e aconchegante que oportunizou o brincar, ação que muitas vezes não é
oferecida livremente em ambientes educacionais ou mesmo em suas casas. A linha teórica que embasa este trabalho é
a Psicanálise, sendo esta relevante no estudo de elaborações psíquicas e escuta de elementos do inconsciente de
indivíduos em sofrimento. Durante a pesquisa, foram utilizados instrumentos como HTP (House-Tree-Person), fábulas e
análises das sessões de atendimentos do grupo terapêutico. Os resultados comprovaram a importância da utilização
dos contos como facilitadores no processo de criatividade e crescimento psíquico das crianças, a partir da fantasia e da
imaginação. Levando-se em conta o que foi observado, os contos têm grande importância na elaboração de conflitos,
na promoção de saúde mental e no processo de socialização, bem como na interferência na formação subjetiva.

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Publicado

2014-11-13

Edição

Seção

Artigos