Síndrome de burnout: um estudo comparativo entre enfermeiros e médicos portugueses
Resumo
A síndrome de burnout assume actualmente uma importância crescente, atraindo a atenção da comunidade científica pelo impacto que causa nos trabalhadores de diferentes profissões, em especial, nos enfermeiros e nos médicos, devido à severidade das suas consequências, assumindo-se como uma problemática psicossocial relevante para a saúde do trabalhador. Este estudo tem como objetivo comparar a prevalência e os níveis de burnout numa amostra de 164 profissionais de saúde portugueses (98 enfermeiros e 66 médicos), a desempenhar funções no serviço de Urgência através da aplicação do MBI-HSS . Os resultados revelaram diferenças significativas entre estes profissionais. As enfermeiras apresentaram uma prevalência mais elevada da sindrome de brnout e maior exaustão emocional e despersonalização do que os médicos.Downloads
Publicado
2014-11-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.