Elaboração das formulações psicodinâmicas de caso: um estudo exploratório
Resumo
Este trabalho propôs investigar como psicoterapeutas de orientação psicanalítica realizam suas formulações psicodinâmicas de caso. Trata-se de um estudo clínico e exploratório com delineamento de “estudo de caso sistemático” (ECS). A transcrição completa de uma sessão inicial de psicoterapia gravada em áudio foi entregue a quatro psicoterapeutas experientes com instruções específicas para: a) marcação (seleção), no texto, do material considerado relevante para a compreensão do caso, b) escrita, na margem da página, das hipóteses iniciais, e c) resposta a um questionário que incluía a formulação psicodinâmica do caso, entre outros dados complementares. Os resultados mostraram que os terapeutasapresentam bastante variação no que diz respeito à localização e número de marcas e hipóteses. Existem estilos pessoais que caracterizam o processo de realização desses procedimentos. A afiliação teórica do
psicoterapeuta parece afetar mais o resultado de formulação psicodinâmica do que o seu processo. Esses resultados devem ser interpretados com cautela, tendo em vista as limitações de um estudo exploratório.
Downloads
Publicado
2014-11-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.