Pessoa: nós e um estranho terceiro em interioridade recíproca vivenciados!
Resumo
Neste artigo, mostramos como é o conceito de pessoa que está no centro de
todas as questões filosófico-científicas, hoje, e quais os contributos aportados pela Fenomenologia de Michel Henry a este debate cultural. Começamos por fazer uma introdução à questão através da fenomenalidade e da história da palavra pessoa. Mostramos o deslocament o da questão da pessoa, em Michel Henry, da atividade representacional para os enredos afetivos, e suas implicações nas reformulações das representações. Concluímos com a operacionalidade deste deslocamento da fenomenalidade da pessoa nas ciências da saúde, nomeadamente, nas psicoterapias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.