Se Liga - SPRGS

Ir para o conteúdo
Se Liga
A concepção atual de gênero foi influenciada pelos movimentos feministas dos anos 70.
Esta foi criada na tentativa de diferenciar a dimensão social, sendo a primeira relacionada a características físicas, como a distinção entre machos e fêmeas e a segunda relatando como a maneira de se homem e ser mulher foi influenciada e idealizada pela cultura, sendo então um produto da realidade social e não da anatomia como se acreditava.
A Psicologia enquanto ciência e profissão precisa estar atenta aos debates da atualidade, pautando sempre o seu exercício profissional de forma ética e em consonância com os Direitos Humanos. Portanto, enquanto estudantes e profissionais da Psicologia, se faz necessário que estejamos em constante aprimoramento de nossos saberes a fim de que possamos ofertar uma escuta e olhar mais qualificado e empático sob os sujeitos.
Sendo assim, convidamos todos e todas à refletirem e aprofundarem seus saberes nesta temática tão importante e atual. Abaixo, deixamos uma recomendação de leitura, utilizada como referência para a produção deste conteúdo.
  • Ficou com interesse em saber mais? Em breve a Liga de Estudantes e Recém-formados da SPRGS estará divulgando um evento gratuito para discutirmos sobre Diversidade de Gênero. Nos acompanhe para não ficar de fora!
Referência: APROPRIAÇÃO cultural da diferença sexual, in: Barreto, Andreia; Araújo, Leila; Pereira, Maria Elisabete (Orgs). Gênero e Diversidade na Escola Disponivel em: https://www.unifaccamp.edu.br/.../let.../arquivo/pdf/gde.pdf
Convidamos você a refletir e a entender melhor sobre alguns conceitos sobre gênero e sexualidade!
  • Expressão de gênero. Se trata da maneira como a pessoa expressa seu gênero de identificação, como se enxerga no mundo e a forma como interage em sociedade. Não só, mas engloba vestimentas, aparência, comportamentos, linguagem corporal, etc. Alguns deles são: Masculino; Feminino; Andrógina.
  • Identidade de gênero. Diz respeito a como o indivíduo se sente e se identifica em relação a seu próprio gênero, é um sentimento e um sentido profundo sobre si mesmo. Alguns deles são: Cisgênero; Transgênero; Não-binário binário (abarca várias identidades diferentes dentro de si); Agênero.
  • Sexo designado. Combinação de caracterìsticas orgânicas de uma pessoa, cromossomos, gametas, hormônios e genitais que diz respeito somente à aspectos fisiológicos designados no nascimento. São eles: fêmea/macho/intersexual.
  • Orientação afetiva e sexual. Se refere a capacidade de cada pessoa de ter atração afetiva, emocional ou sexual por indivíduos de gêneros diferentes, do mesmo gênero, por mais de um gênero, ou também não se interessar por nenhum. São amplas as diversidades sexuais. Alguns deles são: Heterossexual; Homossexual; Bissexual; Assexual; Pansexual; Androsexual; Demissexual.
Nas próximas semanas, a Liga de Estudantes e Recém-formados da SPRGS estará trazendo novos posts sobre esta temática tão IMPORTANTE! Fiquem ligados! Respeitar a diversidade é defender o direito a diferença.
O evento realizado no dia 31 de março foi oriundo de uma série de discussões e trocas originadas nas reuniões semanais da L.E.R. (Liga de estudantes e recém-formados). A partir disso, identificamos a necessidade de falar sobre a ética e principalmente seus desafios e dilemas na atualidade, tendo em vista o cenário pandêmico que nos assola a mais de um ano.

O CFP expede no formato de resoluções uma ou mais orientações para que haja o cumprimento das leis em vigor e das que venham a modificar as atribuições e competências dos profissionais de Psicologia.

Atualmente existem diversas resoluções sobre diversas áreas e atribuições, e cabe ressaltar que elas não são permanentes, pois caso seja necessário elas podem ser atualizadas, revogadas e/ou substituídas.

Como preparação para o nosso evento de 31/03, intitulado como Ética e Psicologia: dilemas e desafios na atualidade. Hoje, veremos as 03 resoluções indicadas como bibliografia do nosso evento e o que elas abordam.
São elas:
A Resolução CFP Nº 001/2009 - Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.
Em resumo: Ela torna obrigatório o registro documental sobre a prestação de serviços psicológicos, sendo que este registro, documental em papel ou informatizado tem caráter sigiloso e constitui-se um conjunto de informações que tem por objetivo contemplar de forma sucinta o trabalho prestado, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnico-científicos adotados.
A Resolução CFP Nº 011/2018 - Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação e revoga a Resolução CFP N.º 11/2012.
Em resumo: Ficaram autorizadas a prestação dos seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos da informação e comunicação, desde que não firam as disposições do Código de Ética Profissional da psicóloga e do psicólogo, além de diversos itens elencados no decorres desta Resolução.
A Resolução CFP Nº 006/2019 - Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04 /2019.
Em resumo: A presente Resolução tem como objetivos orientar a(o) psicóloga(o) na elaboração de documentos escritos produzidos no exercício da sua profissão e fornecer os subsídios éticos e técnicos necessários para a produção qualificada da comunicação escrita.
Quer conhecer ou saber sobre mais resoluções? Acesse o link: https://atosoficiais.com.br/cfp
     Referências: CFP – Conselho Federal de Psicologia, 2021
Você sabe o que é o Código de Ética em psicologia e qual é a finalidade deste código?

O código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres relativos à categoria de atuação do profissional, neste caso do psicólogo.
A missão do código de ética não é a normatização técnica do trabalho do psicólgo e, sim, assegurar, um padrão de conduta com valores e práticas adequadas.

Para mais informações nos acompanhem nas próximas semanas, pois estaremos trazendo novos posts sobre o tema, aproveitando para relembrar que no dia 31 de março vai estar ocorrendo o evento “Ética e Psicologia: dilemas e desafios na atualidade” que a Liga de Estudantes e Recém-formados da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul está organizando.
     Fontes: http://www.crpsp.org.br/
A Liga dos Estudantes e Recém-formados da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, apresenta através do “Se Liga”, informações sobre o que acontece e é produzido pela L.E.R.

Fique ligad@!
A comissão de comunicação, tem como objetivo, criar estratégias de interlocução dos conhecimentos produzidos pela L.E.R com a comunidade externa.
A comissão de extensão, tem em vista, desenvolver materiais que estejam alinhados aos interesses dos ligantes, e em consonância aos interesses da comunidade em geral, juntamente com a comissão científica, estimular o campo da pesquisa, da L.E.R, incentivando e desenvolvendo habilidades para o âmbito profissional.
Por fim, a comissão administrativa, é responsável pela organização da agenda de eventos e rotinas administrativas da liga.
Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo