Cirurgia plástica íntima e a busca pela “Vulva Perfeita”

Ir para o conteúdo

Cirurgia plástica íntima e a busca pela “Vulva Perfeita”

SPRGS
Publicado por SPRGS em Fala Comitê · 13 Outubro 2023

Fala Comitê
Cirurgia plástica íntima e a busca pela “Vulva Perfeita”
Em junho deste ano, o Comitê de Sexualidade da SPRGS debateu sobre a naturalização da ampliação dos contornos dos corpos, autoaceitação e a pressão social/estética para uma tentativa de padronização corporal, que se manifesta inclusive na área genital. Vimos com alegria que, inclusive, alguns termos mudaram, como “lábios pequenos e lábios grandes” para “lábios externos e internos”, de forma a abranger melhor a amplitude de formas das vulvas, sem qualificar as diferenças.

O ponto de partida da discussão foi o crescente aumento da procura para cirurgia plástica íntima, um procedimento de remodelação da vulva que, embora seja indicado por questões médicas em alguns casos, tem sido cada vez mais cobiçado para fins estéticos. Aparentemente inofensivo para a população em geral que busca alcançar um padrão ideal estético, sabe-se que o procedimento pode impactar a funcionalidade da genitália, ao intervir em estruturas importantes, bem como reforçar uma busca constante por beleza ideal. Em outras situações vimos casos de como o uso de anabolizantes, utilizados na busca por um corpo delineado e perfeito, pode gerar consequências como a hipertrofia clitoriana e posteriormente a busca por cirurgias clitoroplásticas para a correção desta hipertrofia.

Essa busca significativa pelos procedimentos nos leva a pensar o quanto valores estéticos e de funcionalidade podem entrar em conflito e colocar mulheres em uma situação onde se vêem na necessidade de optar por um ou pelo outro. Como fazer esta escolha? Quais as opções possíveis? Será que existem alternativas menos drásticas e invasivas? Qual é o limite ético dessas intervenções? Percebemos que os limites entre saúde e estética muitas vezes nos confundem, mas vemos que os casos em que puderam haver a indicação cirúrgica, uma boa avaliação foi essencial.

Esse tema vem sendo discutido em algumas jornadas e congressos, mas é notório que precisamos ainda mais de espaços para ampliar essas discussões nas áreas da Urologia, Psicologia, Ginecologia, Andrologia, Psiquiatria e da Cirurgia Plástica.

Destacamos que "A Grande Muralha da Vulva" é uma exposição itinerante desenvolvida pelo artista britânico Jamie McCartney, que exibe 400 moldes de vulvas, mostrando a beleza das  múltiplas formas da anatomia feminina. Essa obra tem o propósito de educar e libertar em relação à ansiedade genital. Atualmente ela está em Miami, Estados Unidos.

Sobre isso, há um episódio da série Sex Education que divulga a plataforma https://www.all-vulvas-are-beautiful.com pela Netflix em parceria com a The Vulva Gallery https://www.todappkelinda.com.br e https://www.instagram.com/the.vulva.gallery


Comitê Sexualidade
Coordenação Diego Villas-Bôas da Rocha
Co-coordenadora Rita Daniela Nunes
Encontros terças-feiras, 14h às 15h30 (on-line)





Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo