Tratando o transtorno de personalidade narcisista: aplicações da Terapia do Esquema

Minicurso
Tratando o transtorno de personalidade narcisista:
aplicações da Terapia do Esquema
Com
Leonardo Wainer
22 de fevereiro/25, sábado, 9h às 12h
On-line | Plataforma Sympla/Zoom
(check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Válido como horas complementares
Eixo temático: atendimento psicoterapêutico.
Carga horária: 3 horas.
Público-alvo: profissionais da psicologia, psiquiatras e estudantes.
Investimento:
- Estudante de graduação: R$ 50,00
- Profissional: R$ 60,00
- Sócio SPRGS: isento (contate a secretaria para fazer a inscrição)
2 vagas gratuitas de ações afirmativas destinadas e estudantes e/ou profissionais negros (pardos e pretos), indígenas e quilombolas. Destinadas conforme ordem de inscrição - informações e inscrições na secretaria.
Inscrições pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)
Informações pelo atendimento on-line da secretaria:
secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)
O transtorno de personalidade narcisista é uma psicopatologia que apresenta, comumente, dificuldades em seu tratamento devido a pouca adesão dos pacientes à psicoterapia, aos grandes índices de comorbidade e as possíveis reações negativas dos profissionais frente a este tipo de paciente. Compreender os critérios diagnósticos, etiologia e tratamentos possíveis se mostram como uma necessidade na busca de prover o melhor tratamento para essa população. Algumas abordagens psicoterapêuticas se propõem a tratar essa condição, e a Terapia do Esquema é uma delas.
A Terapia do Esquema, dentro de sua tecnologia, apresenta intervenções específicas para essa população clínica, e estudos vem demonstrando resultados promissores da abordagem com o transtorno de personalidade.
Este minicurso tem como objetivo descrever as principais características do transtorno e apresentar como a Terapia do Esquema se objetiva a trabalhar com tal demanda.
Resumo
O transtorno de personalidade narcisista (TPN) é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, de necessidade de admiração e de déficits de empatia que começa no início da vida adulta e é presente em diversos contextos da vida da pessoa (APA, 2022). A prevalência do Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) na população geral é estimada entre 0% e 5,3%, enquanto em uma amostra clínica a variação vai de 1% a 17% (Ronningstam, 2009).
Pacientes com TPN são frequentemente descritos na literatura como difíceis e resistentes aos tratamentos psicológicos. Esses indivíduos costumam provocar reações negativas intensas nas pessoas ao seu redor, incluindo os próprios clínicos (Ronningstam & Weinberg, 2013). Além disso, estudos indicam que o TPN está associado a um maior risco de transtornos do humor, transtornos de ansiedade, abuso de substâncias, risco de suicídio, além de problemas relacionais e conjugais (Simonsen & Simonsen, 2011; Ronningstam & Weinberg, 2013; Weinberg & Ronningstam, 2020). Sabendo que a comorbidade é um preditor de piores desfechos terapêuticos e que há uma escassez de estudos voltados especificamente para o TPN (Weinberg & Ronningstam, 2020), torna-se essencial a discussão sobre abordagens de tratamento adaptadas a essa população.
No campo das teorias psicológicas, algumas abordagens sugerem planos de tratamento ou estratégias específicas para pacientes com TPN, e a Terapia do Esquema é uma dessas abordagens. A Terapia do Esquema (TE) é uma terapia integrativa, que evoluiu originalmente a partir da terapia cognitivo-comportamental e é fundamentada em teorias do apego e do desenvolvimento. Na Terapia do Esquema, o tratamento é altamente focado na relação terapêutica e no reparentalização limitada realizada pelo terapeuta; isso é especialmente verdadeiro no tratamento do Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN). O terapeuta de esquemas precisará concentrar-se na oferta de reparentalização limitada e na ressignificação ao longo do processo clínico (Behary, 2012; Young et al., 2008; Wainer & Wainer, 2016).
Em uma revisão realizada por Weinberg e Ronningstam (2020), os autores destacam oito estratégias terapêuticas para o trabalho com pacientes com TPN. Eles apontam que os profissionais devem buscar:(1) Auxiliar o paciente a identificar metas terapêuticas realistas e concretas; (2) Desenvolver um senso de agência, identificando atributos fortes do paciente; (3) Ajudar o paciente a transitar da grandiosidade e do autodesprezo para a experiência da vulnerabilidade real; (4) Utilizar validação por parte do terapeuta para aumentar a autoestima e reforçar a exposição da vulnerabilidade; (5) Incentivar a curiosidade e a tolerância no paciente; (6) Desenvolver uma aliança colaborativa com estratégias focadas em problemas; (7) Utilizar contratos dentro da relação terapêutica; (8) O terapeuta deve abordar comportamentos e padrões que interferem no processo terapêutico. Essas oito estratégias terapêuticas são amplamente consistentes com a abordagem da Terapia do Esquema para essa população.
Dada a alta relevância clínica do TPN e sua associação com diversas condições psiquiátricas, a capacitação de profissionais para o manejo adequado dessa população é fundamental. O impacto do TPN vai além do sofrimento individual, afetando significativamente os relacionamentos interpessoais, o ambiente de trabalho e a dinâmica familiar, além de aumentar o risco de desfechos graves, como mortes por suicídio e abuso de substâncias. Dessa forma, compreender estratégias terapêuticas baseadas em evidências, como as propostas pela TE, é fundamental. Investir na formação de profissionais qualificados para lidar com essa condição é, portanto, uma necessidade para ampliar o acesso a tratamentos eficazes e melhorar a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto das pessoas ao seu redor.
Objetivos
- Descrição do Transtorno de Personalidade Narcisista: apresentações clínicas, dados sobre a psicopatologia, critérios diagnósticos e desmitificando concepções da condição.
- Apresentar uma revisão atual da literatura sobre os tratamentos do Transtorno de Personalidade Narcisista.
- Apresentar os princípios e conceitos básicos da Terapia do Esquema.
- Apresentar o racional e metodologia da aplicação da Terapia do Esquema com pacientes com Transtorno de Personalidade Narcisista.
- Apresentação de caso clínico fictício e como técnicas da Terapia do Esquema podem ser implementadas.
- Leonardo Wainer (CRP 07/31540): psicólogo, mestre e doutorando em psicologia clínica pela PUC-RS. 1º Diretor Executivo Latino-Americano da ISST - Sociedade Internacional de Terapia do Esquema (2020-2024). Terapeuta do Esquema e Supervisor com certificação avançada pela ISST. Coordenador de pesquisa e ciência da Associação Brasileira de Terapia do Esquema. Diretor da Wainer Psicologia. Especialista em TCC (Wainer Psicologia). Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (PRAXIS).
*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade. Necessário app Zoom instalado.
O link (botão) de acesso encontra-se no corpo do e-mail com a confirmação da sua inscrição.