Sonhos: um encontro com o Transpessoal
Ponto de encontro
Sonhos:
um encontro com o Transpessoal
Com
Maria Cristina Monteiro de Barros
29 de abril, segunda-feira das 19h30 às 21h
Atividade gratuita | Com certificado
On-line | Plataforma Zoom
(Check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Organização Comitê de Psicologia Transpessoal
Eixo Temático: Psicologia transpessoal
Carga horária: 1h30min
Público-alvo: Psicólogos, psicoterapeutas e profissionais da saúde em geral
Inscrições exclusivamente pelo Sympla: www.sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min antes do horário do evento ou quando esgotarem-se as vagas)
Informações pelo atendimento on-line da secretaria:
secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)
Os sonhos são objeto de estudo da psicologia desde o advento da psicanálise de Sigmund Freud, em 1900. Ao longo da história, passou de oráculo a subproduto das atividades do cérebro; de mensageiro dos deuses, a consolidador da memória e dos processos de aprendizagem, não somente em humanos, mas na grande maioria dos seres vivos. Apesar dessa abrangência de funções reconhecidas, há muitos aspectos desconhecidos ou não reconhecidos sobre os sonhos e sua função para a psique humana. Vamos abordar alguns desses aspectos, especialmente relacionados à dimensão transpessoal evocada por eles e seus símbolos.
Ao longo de nossa apresentação, vamos trazer exemplos de casos clínicos em que os aspectos transpessoais dos sonhos foram importantes ferramentas para a integração de processos relacionados à dimensão da morte, do luto, e da compreensão do próprio sentido da vida.
Objetivos: ampliar a compreensão sobre os sonhos, suas funções e aplicações, especialmente relacionados ao contexto terapêutico, como ferramenta de autocuidado e como recurso na Psicoterapia, em especial diante de situações limítrofes.
- Maria Cristina Monteiro de Barros: possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela mesma instituição (1999) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP (2022). Especializou-se em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de transpessoal em 2004. Cristina também se especializou em Psico-oncologia, trabalhando com pacientes oncológicos no Hammersmith Hospital (Londres, Reino Unido) e no Hospital Albert Einstein (São Paulo, Brasil). Integra o conselho diretor da International Transpersonal Association (ITA), e é membro fundadora da ATI-Associação Transpessoal Iberoamericana. Cristina atua como psicóloga clínica na Clínica Lázuli, em São Paulo, onde também é diretora executiva. Tem se dedicado à pesquisa, assistência e ensino sobre o impacto da espiritualidade na saúde mental, integrando o PROSER (Programa de estudos em saúde, espiritualidade e religiosidade) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Referências:
- KRIPPNER, S. (org). Decifrando a linguagem dos sonhos: o tempo dos sonhos e o trabalho com os sonhos. Tradução: Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1990.
- KRIPPNER, S.; CARVALHO, A. P. Sonhos exóticos: como utilizar o significado dos seus sonhos. Tradução: André Percia de Carvalho. São Paulo: Summus, 1998.
- LIMULJA, H. O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
- RIBEIRO, S. O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho. São Paulo: Companhia das Letras, 2019
- SALDANHA, Vera. Psicologia transpessoal: abordagem integrativa um conhecimento emergente em psicologia da consciência. Ijuí: Unijui, 2008.
- VON FRANZ, M. L.; BOA, F. O caminho dos sonhos. Tradução: Roberto Gambini. São Paulo: Cultrix, 1992.