Estudos em Psicologia a partir da leitura coletiva de obras literárias

Ir para o conteúdo

Estudos em Psicologia a partir da leitura coletiva de obras literárias

SPRGS
Publicado por SPRGS em Eventos · 19 Março 2024


Ponto de Vista
Grupo de Leitura do Núcleo São Leopoldo da SPRGS

Estudos em Psicologia
a partir da leitura coletiva de obras literárias

Com
Alessandra Xavier Miron
Natacha Hannemann de Oliveira Becker

1º evento: 6 de abril/24, sábado, 10h às 12h
Atividade gratuita | Presencial
Local: Baobá Livros
Rua Bento Gonçalves, 673, sala 808, Centro, São Leopoldo, RS

Organização: Núcleo de São Leopoldo da SPRGS
Público-alvo: Psicólogos e estudantes do curso de Psicologia.
Carga horária: 9 encontros mensais com 2 horas de duração cada

Inscrições pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)
Informações pelo atendimento on-line da secretaria:
secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

Neste mês em que se celebra as conquistas e se afirma a importância da luta pelos direitos de todas as mulheres, o Núcleo de São Leopoldo da SPRGS lança o projeto Grupo de Leitura. A proposta tem por objetivo reunir estudantes e profissionais da Psicologia para a leitura de obras literárias e compartilhamento de ideias, opiniões, experiências e reflexões teóricas a partir de diversos referenciais, expandindo as possibilidades de escuta e clínica nos diferentes contextos profissionais. A curadoria das obras será feita tomando como tema o gênero feminino em suas intersecções de raça, etnia, idade, classe, território, entre outras, para construirmos um espaço de diálogo sobre nossos lugares de escuta enquanto mulheres psicólogas - maioria que somos - e seus efeitos na prática profissional, bem como, na produção da Psicologia enquanto ciência e profissão em nosso estado.

Objetivos
A partir de encontros que acontecerão no primeiro sábado de cada mês, pretendemos construir um espaço para diálogo sobre questões e relações que constroem a subjetividade de diferentes mulheres contemporaneamente e os efeitos destas construções na Psicologia enquanto ciência e profissão constituída majoritariamente por mulheres. Buscamos também, através deste projeto, um resgate dos encontros presenciais do Núcleo de São Leopoldo e a ampliação e diversificação do coletivo que compõe a SPRGS.

Conteúdo
Cada encontro abordará os principais temas trazidos pela obra literária escolhida, tendo como questões disparadoras: O que escuto nesta leitura? Como esse assunto se aproxima ou se afasta da minha construção subjetiva enquanto mulher? Que experiências profissionais já tive envolvendo os temas trazidos? O que entendo sobre estes temas a partir das construções teóricas que sustentam minha prática? Em que ponto preciso aprofundar meus estudos para me desenvolver profissionalmente na escuta das questões despertadas pela leitura e pelo debate coletivo? Como posso contribuir para esta construção na Psicologia?
No primeiro mês, faremos a leitura prévia da obra O Acontecimento (Anne Ernaux), seguida de encontro para diálogo sobre as reverberações da leitura. Sobre o livro:
“Em 1963, Annie Ernaux, então uma estudante de 23 anos, engravida do namorado que acabara de conhecer. Sem poder contar com o apoio dele ou da própria família numa época em que o aborto era ilegal na França, ela vive praticamente sozinha o acontecimento que tenta destrinchar neste livro quarenta anos depois, quando já é uma das principais escritoras de seu país. Com a ajuda de entradas de seu diário e de memórias há muito guardadas, Ernaux reconstrói seu périplo solitário para realizar um aborto clandestino. Ao refletir sobre a onipresença da lei e seu imperativo sobre o corpo feminino, Ernaux nos apresenta mais uma face da mescla indissociável do íntimo e do coletivo tão característica de todo o seu percurso literário. Quando por fim encontra uma “fazedora de anjos” disposta a realizar o serviço, a jovem acaba na ala de emergência de um hospital. Anos se passam sem que ela tenha coragem de revisitar o episódio. Em sua relação radical com a escrita, porém, Ernaux encontra o caminho para falar publicamente de seu aborto e fazer da literatura uma profissão de fé, que comove pela honestidade cortante: “o verdadeiro objetivo da minha vida talvez seja apenas este: que meu corpo, minhas sensações e meus pensamentos se tornem escrita, isto é, algo inteligível e geral, minha existência completamente dissolvida na cabeça e na vida dos outros” (Fonte: https://www.fosforoeditora.com.br/catalogo/o-acontecimento-annie-ernaux).

Método
Leitura prévia da obra literária. Encontro para diálogo sobre os efeitos da leitura, a partir de questões disparadoras. Mediação feita pelas responsáveis pela atividade. Convite a colegas que tenham alguma relação profissional com o tema da leitura para ampliar e enriquecer o debate.

- Natacha Hannemann de Oliveira Becker: Psicóloga, Psicanalista e Mestre em Psicologia Clínica. Coordena o Núcleo de São Leopoldo da SPRGS. É membro efetivo da Sigmund Freud Associação Psicanalítica e membro do Corpo Editorial da Sig Revista de Psicanálise. Atua em consultório privado em São Leopoldo.  

- Alessandra Xavier Miron: Psicóloga, Especialista em Atendimento Clínico - Terapia Sistêmica de casais e famílias (UFRGS), Mestra em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) com pós graduação em Gênero e Sexualidade em contextos clínicos e educativos (Instituto Parentes) em andamento. Membro do Comitê de Terapia Sistêmica da SPRGS. Atua na clínica privada e no Ambulatório LGBT+ de São Leopoldo.








Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo