Estudando as experiências espirituais relatadas por Carl Gustav Jung em sua autobiografia “Memórias, sonhos e reflexões”
Portas Abertas
Estudando as experiências espirituais
relatadas por Carl Gustav Jung em sua autobiografia
“Memórias, sonhos e reflexões”
Organização
Comitê Psicologia Transpessoal
25 de outubro/24, sexta-feira, 8h30 às 10h
Atividade gratuita | On-line | Zoom*
(Check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Válido como horas complementares
Carga horária: 1h30min.
Público-alvo: psicólogos e estudantes.
Inscrições exclusivamente em: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 minutos antes do horário do evento ou quando esgotarem-se as vagas)
Informações pelo atendimento on-line da secretaria:
secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)
A partir da autobiografia de Gustav Jung, “Memórias, sonhos e reflexões”, busca-se identificar e discutir as experiências associadas às crenças, conflitos e vivências do autor, integrando-as teoricamente com autores da Psicologia Transpessoal e com estudos e pesquisas atuais sobre espiritualidade e saúde mental.
Resumo
Trata-se de um livro autobiográfico, que relata a vida e obra do autor. Os capítulos iniciais foram escritos pelo mesmo, enquanto os demais foram reunidos e editados poucos anos antes da sua morte, por Aniela Jaffé, sua colaboradora. Nessas memórias, que se apresentam como uma espécie de autoanálise, estão presentes fatos como a pesquisa do inconsciente como caminho do eu interior e as divergências da psiquiatria do princípio do século. Além disso, pode-se conhecer os anos de formação de Jung, sua relação ambivalente com Freud, as viagens e descobertas, além da gestação de uma religiosidade que emerge das imagens originais que descobriu na alma humana. Outro ponto de destaque, é a forma corajosa com que o autor manifesta seus pensamentos e experiências, vivenciando, por si mesmo, o processo de individuação – sendo quem ele realmente era. Por último, o livro apresenta uma descrição de um processo de encontro de si mesmo por meio dos mais variados sinais: sonhos, intuições, encontros e sincronicidades.
Referência:
- Jung, C. G. (2016). Memórias, sonhos, reflexões. Nova Fronteira.