Conjugalidades e processos de subjetivação: a monogamia e a não monogamia sob a perspectiva de gênero e saúde mental
Portas Abertas
Conjugalidades e processos de subjetivação:
a monogamia e a não monogamia sob a perspectiva de gênero e saúde mental
Análise sistêmica da minissérie
Cenas de um casamento (HBO)
Organização
Comitê Terapia Sistêmica
Apresentação
Caren Schultes Borges e Jéssica Fernanda
5 de novembro/24, terça-feira, 8h30 às 10h
Atividade gratuita | On-line | Zoom*
(Check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Válido como horas complementares
Carga horária: 1h30min.
Público-alvo: psicólogos, médicos e estudantes das áreas afins.
Inscrições exclusivamente em: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 minutos antes do horário do evento ou quando esgotarem-se as vagas)
Informações pelo atendimento on-line da secretaria:
secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)
As conjugalidades e os processos de subjetivação acompanham as transformações sociais. A monogamia e não monogamia e as perspectivas de gênero, como temas, necessitam de novos olhares. É premente investir em saúde mental conjugal e instrumentalizar profissionais e propor reflexões.
Objetivos: Sensibilizar profissionais e da área da saúde mental ao olhar sistêmico sobre as conjugalidades e os processos de subjetivação considerando as questões de gênero e de saúde mental. Busca-se investir em saúde mental conjugal através da instrumentalização e do fomento de reflexões e acesso aos conceitos e estratégias baseadas em teorias sistêmicas.
Conteúdo
- As conjugalidades e os processos de subjetivação
- Gênero e cultura nas conjugalidades
- Qualidade conjugal - satisfação conjugal
- Intervenção e prevenção nas conjugalidades
- Descolonização afetiva e saúde mental
- O corpo da mulher – predisposições e desvios
- Casamento, coparentalidade e aborto
Método
Análise sistêmica da dinâmica conjugal a partir do primeiro episódio da minissérie Cenas de um casamento. Aprendizado considerando a praxis. A ficção serve de exemplo prático para a análise teórica. Serão apresentadas as análises de 3 cenas do episódio Inocência e pânico: a entrevista com o casal, o jantar entre casais monogâmico e não monogâmico, dilemas da maternidade e aborto. As análises teóricas e as estratégias de intervenção serão apresentadas pela coordenadora e as cenas serão apresentadas pela co-coordenadora.
- Caren Schultes Borges: sócia efetiva da SPRGS. Psicóloga, psicoterapeuta sistêmica. Membro do corpo clínico e do GEPPp do Institut Avuí. Coordenadora do Comitê de Terapia Familiar Sistêmica da SPRGS. Especialista em Infância e Família – UFRGS. Especialista em Avaliação Psicológica – IPOGRS. Especializanda em Escrita Criativa – PUCRS. Diretora social e de formação literária da Academia de Letras do Brasil seccional RS - ALBRS, membro da diretoria da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria RS - AJEBRS. Membro do grupo de estudos em Psicanálise e Literatura do Instituto Cyro Martins. Autora de Onírica Aurora e Efusiva C´alma. Livros de poemas e contos sobre o devir e a feminilidade na contemporaneidade. Poemas publicados em Zero Hora. Autora de capítulos de livros e artigos em revistas.
- Jéssica Fernanda: sócia graduanda em psicologia - discente do 8º semestre do Cesuca. Estagiária no Serviço-Escola de Psicologia do Cesuca sob a abordagem sistêmica. Coordena o Grupo Reflexivo para Homens na temática da violência doméstica. Membro do Comitê de Terapia Familiar Sistêmica da SPRGS.
Referências
- ZANELLO, Valeska. (2018). Saúde Mental, Gênero e Dispositivos – Cultura e processos de subjetivação. In: Coletânea Saúde Mental e Gênero. Curitiba: Editora Appris.
- COELHO, R. M.; TEODORO, Malcolm L. M. (2020) Terapia de Casais: avaliação e Intervenção. In: Psicologia de Família – teoria, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Artmed.
- LEVI, Hagai. (2021) Scenes from mariage. Minissérie da HBO. Episódio I: Inocência e Pânico. Adaptação moderna da obra de Ingmar Bergman.
- NúÑES, Geni. (2023) Descolonizando Afetos: experimentações sobre outras formas de amar. São Paulo: Planeta do Brasil.
- Wagner, Adriana. MOSSMAN, Clarice. (2011) Educar para a conjugalidade: que a vida não nos separe. In: Manual de Terapia Familiar. Porto Alegre: Artmed.