Atypical

Ir para o conteúdo

Atypical

SPRGS
Publicado por SPRGS em Sócio indica · 16 Junho 2020
Sócio Indica
Hoje, os Sócios Laura de Quadros, Mercedes da Silva Strider e Thiago da Rocha Ribeiro, membros da comissão de extensão da L.E.R. recomendam a Série Atypical, disponível no Netflix.

A trama gira em torno de problemas típicos da adolescência, como namoro, amigos e preocupação com futuro, com o diferencial de ter um personagem com uma condição neurobiológica.

Apresentando um cognitivo preservado, sem muita necessidade de auxílio e nas tentativas de manter um relacionamento amoroso, a comunicação não-verbal gera no estudante dificuldades, e ainda, algumas questões sensoriais, como sua sensibilidade a toques suaves. Diante destas características, a terapeuta realiza intervenções direcionadas ao desenvolvimento de diversas habilidades, modelando seus comportamentos a fim de que Sam possa generalizar para outros contextos, como por exemplo, uma maneira sutil de olhar para as garotas e sorrir.

Segundo Lima & Dilascio (2016) o treino de habilidades sociais é um conjunto de técnicas usadas na psicologia para melhorar a efetividade interpessoal e a qualidade de vida, assim, tanto os comportamentos mais simples quanto os mais complexos poderão ser manejados na intervenção, para que o indivíduo com TEA possa emitir comportamentos mais assertivos e compreender com mais facilidade as nuances das trocas emocionais. Embarcar nesta história, em tempos de quarentena, é permitir maior diversidade cultural e representatividade, além de criatividade para diálogos tão necessários, que abordem a inclusão e as entraves que cerceiam a vida de pessoas que antes de seus diagnósticos, são acima de tudo crianças, adolescentes e adultos, buscando integrar-se à sociedade, os chamados “abismos sociais” e dificultando no sentimento de pertença desta respectiva população. Devida as suas formas singulares de linguagem e comportamentos típicos do TEA, além do convite de poder rir acompanhado de cenas engraçadas protagonizadas por um portador de uma especificidade neurológica, sem o caráter patologizante a série ganhou o apreço do telespectador e se destacou dentre as séries mais vistas em 2017, pela Netflix.

Vale a pena conferir!




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo