Psicoterapia de apoio no contexto do atendimento do psicólogo em ambiente hospitalar
Resumo
O presente trabalho é um exercício descritivo e reflexivo sobre a atuação do psicólogo em ambientes hospitalares. Trata-se de um estudo realizado com base em experiências oriundas de estágio profissionalizante realizado em hospital geral, no âmbito da formação em psicologia. O objetivo deste trabalho é descrever o papel da psicoterapia de apoio na atuação do psicólogo hospitalar e destacar as principais características desta abordagem. As experiências utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho são descritas na forma de vinhetas clínicas, descrições técnicas dos casos acompanhados e instrumentos mobilizados como forma de ilustrar e meio para refletir sobre a aplicação da terapia de apoio no âmbito hospitalar. Utiliza-se também comparação com a bibliografia especializada sobre o tema. Considerou-se que a psicoterapia de apoio constitui em uma importante modalidade de tratamento psicológico no contexto hospitalar para auxiliar o paciente a lidar com o processo de adoecimento, em função de abordar eventos críticos de maneira focalizada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.