O manejo do sofrimento psíquico em pacientes de internação prolongada: possibilidades terapêuticas em psicologia
Resumo
A baixa hospitalar, por pacientes em tentativa de buscar cura a alguma enfermidade clínica, cuja etiologia é das mais variáveis possíveis, é comum ao ambiente hospitalar. A internação prolongada traz demandas psicológicas e emocionais, é fator potencial gerador de sofrimento psíquico. Diante deste cenário, a psicologia recorre a técnicas e abordagens que articulam saberes e atuações multiprofissionais para a fortificação do cuidado terapêutico amplo, integral, em prol da saúde, bem-estar e conforto. Destes saberes, conta-se com a psicanálise como potencial ampliador e complexizador da escuta e pensamento, além do aprofundamento da compreensão psicodinâmica e demais expressões do inconsciente através do corpo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.