Reflexões acerca do TDAH - transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Autores

  • Gisele Ross
  • Magda Medianeira de Mello

Resumo

O presente artigo consiste em uma revisão da literatura de caráter exploratório. Estudou-se o TDAH a partir de reflexões sob a visão da psicanálise, buscando-se compreender, com maior profundidade, o sentido das manifestações de agitação, impulsividade e desatenção das crianças, considerando a subjetividade das mesmas. Para tal, procurou-se abordar as características do TDAH bem como, algumas reflexões quanto aos procedimentos realizados para estabelecer um diagnóstico. Concluiu-se que a medicalização da vida atinge diretamente construção da subjetividade dos infantes com TDAH. Considerou-se que o papel do psicólogo é de fundamental importância no tratamento e prevenção nestes casos. Concluiu-se na pesquisa que o sofrimento psíquico, expresso no comportamento de hiperatividade e desatenção nas crianças, pode estar relacionado a falhas no processo de estruturação psíquica, considerando o contexto sócio cultural no qual ela está inserida. O cuidado para não assujeitar as crianças frente a patologização da vida, comum na nossa sociedade, talvez seja a ideia principal deste trabalho.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos