Reflexões acerca do TDAH - transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Resumo
O presente artigo consiste em uma revisão da literatura de caráter exploratório. Estudou-se o TDAH a partir de reflexões sob a visão da psicanálise, buscando-se compreender, com maior profundidade, o sentido das manifestações de agitação, impulsividade e desatenção das crianças, considerando a subjetividade das mesmas. Para tal, procurou-se abordar as características do TDAH bem como, algumas reflexões quanto aos procedimentos realizados para estabelecer um diagnóstico. Concluiu-se que a medicalização da vida atinge diretamente construção da subjetividade dos infantes com TDAH. Considerou-se que o papel do psicólogo é de fundamental importância no tratamento e prevenção nestes casos. Concluiu-se na pesquisa que o sofrimento psíquico, expresso no comportamento de hiperatividade e desatenção nas crianças, pode estar relacionado a falhas no processo de estruturação psíquica, considerando o contexto sócio cultural no qual ela está inserida. O cuidado para não assujeitar as crianças frente a patologização da vida, comum na nossa sociedade, talvez seja a ideia principal deste trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.