Relações que protegem: efeitos do programa de qualidade de interação escolar
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.9.2-11Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os efeitos de um programa de intervenção para qualidade da interação escolar. Participaram do estudo sete professores e trinta e quatro alunos do ensino fundamental anos iniciais (3°, 4° e 5° anos). O estudo foi composto por cinco etapas: Divulgação do programa e período de inscrições, seleção e convite aos participantes, realização da coleta de dados inicial (pré-teste), aplicação do Programa de Qualidade de Interação Escolar (PQIE) e realização da coleta de dados após a intervenção (pós-teste). O instrumento de coleta de dados foi o Inventário de Estilo de Liderança Para Professores (IELP). Os dados de comparação identificaram redução da frequência do estilo negligente e aumento da frequência do estilo autoritativo e autoritário, havendo também redução da utilização de controle coercitivo. Os dados obtidos replicam estudos anteriores e levantam discussão da importância de programas de capacitação de professores como PQIE como fatores protetivos ao desenvolvimento acadêmico, pessoal e social dos escolares.
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