Relações que protegem: efeitos do programa de qualidade de interação escolar

Autores

  • Thais Cristina Gutstein Nazar Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Graciane Barboza da Silva Universidade Paranaense - UNIPAR/ Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales- UCES
  • Beatriz Fatima Rigo Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Jaqueline Giraldi Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Heloísa Santolin da Silva Universidade Paranaense - UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.29327/217869.9.2-11

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os efeitos de um programa de intervenção para qualidade da interação escolar. Participaram do estudo sete professores e trinta e quatro alunos do ensino fundamental anos iniciais (3°, 4° e 5° anos). O estudo foi composto por cinco etapas: Divulgação do programa e período de inscrições, seleção e convite aos participantes, realização da coleta de dados inicial (pré-teste), aplicação do Programa de Qualidade de Interação Escolar (PQIE) e realização da coleta de dados após a intervenção (pós-teste). O instrumento de coleta de dados foi o Inventário de Estilo de Liderança Para Professores (IELP). Os dados de comparação identificaram redução da frequência do estilo negligente e aumento da frequência do estilo autoritativo e autoritário, havendo também redução da utilização de controle coercitivo. Os dados obtidos replicam estudos anteriores e levantam discussão da importância de programas de capacitação de professores como PQIE como fatores protetivos ao desenvolvimento acadêmico, pessoal e social dos escolares.

Biografia do Autor

Thais Cristina Gutstein Nazar, Universidade Paranaense - UNIPAR

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE na Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018), Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná -UTP (2012); Especialista em Terapia Analítico Comportamental pela Universidade Paranaense- UNIPAR (2016); Especialista na área de Psicologia da Saúde pelo Instituto de Ensino Superior Pequeno Príncipe- IESPP (2010) e Especialista em Saúde Mental pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão - IBPEX (2011) e Graduada em Psicologia pela UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste - no ano de 2007. Atua como Professora Titular na Universidade Paranaense (UNIPAR) com projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão em disciplinas do curso de Psicologia e áreas afins, principalmente relacionadas à Psicologia Clínica, Educação e Desenvolvimento Humano, além de orientação de estágio na área de Processos Clínicos e Psicologia Escolar/Educacional, e Coordenadora, docente e supervisora do curso de Pós Graduação em Terapia Analítico Comportamental - Campus Francisco Beltrão.

Graciane Barboza da Silva, Universidade Paranaense - UNIPAR/ Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales- UCES

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Pato Branco (2015), Pós-Graduação em Terapia analítico Comportamental pela Universidade Paranaense e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Atualmente é professora da Universidade Paranaense, Psicóloga Clinica - Clinica de Psicologia e Psicóloga Escolar da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mod. Esp. Viva a Vida. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicologia Escolar/educacional e Psicologia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, estudantes universitários, programas de intervenção, treino de habilidades sociais, serviço/clínica-escola de psicologia, psicologia organizacional e fatores humanos no trabalho.

Beatriz Fatima Rigo, Universidade Paranaense - UNIPAR

Acadêmica do curso de Psicologia e participante do Programa de Iniciação Científica da Universidade Paranaense - UNIPAR Campus de Francisco Beltrão

Jaqueline Giraldi, Universidade Paranaense - UNIPAR

Acadêmica do curso de Psicologia e participante do Programa de Iniciação Científica da Universidade Paranaense - UNIPAR Campus de Francisco Beltrão

Heloísa Santolin da Silva, Universidade Paranaense - UNIPAR

Acadêmica do curso de Psicologia e participante do Programa de Iniciação Científica da Universidade Paranaense - UNIPAR Campus de Francisco Beltrão

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Publicado

2020-07-26

Edição

Seção

Artigos