Terapia cognitivo comportamental em grupo de obesidade e sobrepeso

Autores

  • Andressa Paiva Porto Tutora na Faculdade Diocesana de Mossoró e Psicóloga pela Universidade Potiguar (UnP).
  • Livia Nascimento Rabelo Mestranda em Neuroengenharia, Instituto Internacional de Neuriciências (IIN-ELS).
  • Ezequiel Batista do Nascimento Doutor em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
  • Elihab Pereira Gomes Docente da Universidade Potiguar (UnP)/ Mestrando em Saúde e Sociedade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Ana Lúcia de Lima Docente da Faculdade Diocesana de Mossoró/Mestre em Ciências da Reabilitação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Juliana Carvalho Carvalho de Sousa Universidade Potiguar (UnP)/Doutoranda em Administração

DOI:

https://doi.org/10.29327/217869.9.3-11

Resumo

A obesidade e o sobrepeso vêm se destacando paulatinamente nos últimos anos, fruto de inúmeros motivos, se tornando, então, uma questão de saúde pública, uma vez que, falar sobre essa temática vai além de destacar padrões de beleza, mas discutir as possibilidades de diminuir o número de doenças que se instalam com o aumento do peso e dos maus hábitos alimentares. É de extrema importância a discussão dessa temática por profissionais da psicologia. Nesse sentido, a Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo (TCCG) tem se mostrado eficaz no tratamento de pessoas obesas. Com base nessa questão, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência de uma intervenção em TCCG com pessoas com excesso de peso, deixando notório a relevância da TCCG no processo terapêutico e de mudança de comportamento alimentar atrelado a mudança da cognição. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo relato de experiências. Por fim, foi possível notar a importância do processo grupal para o crescimento de cada membro em individual, uma vez que foi verificado a reestruturação cognitiva e as mudanças no comportamento alimentar dos participantes.

Biografia do Autor

  • Andressa Paiva Porto, Tutora na Faculdade Diocesana de Mossoró e Psicóloga pela Universidade Potiguar (UnP).
    Departamento de Ciências Humanas (Psicologia).
  • Livia Nascimento Rabelo, Mestranda em Neuroengenharia, Instituto Internacional de Neuriciências (IIN-ELS).
    Departamento de Ciências Humanas (Psicologia).
  • Ezequiel Batista do Nascimento, Doutor em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
    Departamento de Ciências Humanas (Psicologia).
  • Elihab Pereira Gomes, Docente da Universidade Potiguar (UnP)/ Mestrando em Saúde e Sociedade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
    Departamento de Ciências Humanas (Psicologia).
  • Ana Lúcia de Lima, Docente da Faculdade Diocesana de Mossoró/Mestre em Ciências da Reabilitação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
    Departamento de Ciências Humanas (Psicologia).
  • Juliana Carvalho Carvalho de Sousa, Universidade Potiguar (UnP)/Doutoranda em Administração
    Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (Administração).

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos