Tecendo vias para o entendimento do Projeto para uma psicologia científica

Autores

  • Sissi Vigil Castiel
  • Pâmela Soares Bratkowski Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29327/217869.9.4-8

Resumo

Dada à relevância para a psicanálise do texto freudiano Projeto para uma psicologia científica, este artigo se propõe a tecer uma via de leitura por meio do ponto de vista econômico da metapsicologia. Serão enfatizados, particularmente, os conceitos relevantes para o entendimento da parte I – O esquema geral, no qual Freud parte de dois teoremas, os neurônios e as quantidades, que se conectam e implicam o funcionamento psíquico. Além disso, um dos propósitos é demonstrar que os elementos conceituais do Projeto tem um estatuto de origem de conceitos psicanalíticos posteriores que já faziam parte do pensamento freudiano em 1895.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sissi Vigil Castiel

    Psicanalista, Doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madrid, Presidente da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, Sócia efetiva da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul.

  • Pâmela Soares Bratkowski, Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

    Psicóloga, Psicanalista em formação pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica, Diretora Científica da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

21-05-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tecendo vias para o entendimento do Projeto para uma psicologia científica. (2021). Diaphora, 9(3), 43-48. https://doi.org/10.29327/217869.9.4-8