Psicanálise e música
contribuições do acalanto ao viver criativo
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.10.1-7Resumo
Ainda na fase intrauterina, o som já se encontra presente e o bebê pode captá-lo e senti-lo em toda a extensão de seu corpo, principalmente a voz da mãe. O início da vida erige os alicerces da vida psíquica e, dada sua relevância, sob o vértice da psicanálise, buscamos apreender a atividade musical do acalanto, a qual pode favorecer um desenvolvimento emocional saudável. Freud e Winnicott assinalam que, ao nascer, o bebê é dependente de cuidados alheios. A mãe, para Freud, corresponde ao primeiro objeto de amor da criança e, para Winnicott, ela corresponde à provisão ambiental indispensável ao amadurecimento pessoal. Assim, destacamos a presença do acalanto como um dos primeiros objetos culturais a que a criança tem acesso. Este se configura como um fenômeno transicional que demarca a infância, servindo de instrumento para a continuidade do “ser” e também, por meio da identificação, como vetor da herança cultural. Para corroborar as asserções, realizou-se uma análise da animação Coco (2017), por meio do método psicanalítico. Depreendeu-se, assim, que o valor atribuído ao acalanto não é somente musical e cultural, mas traduz-se em efeitos ao desenvolvimento do infante uma vez que fortalece o vínculo primordial mãe-bebê e possibilita um viver criativo.
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