Aliança terapêutica na terapia cognitivo-comportamental baseada em internet: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.10.2-5Resumo
Considerando que a Aliança Terapêutica (AT) assume um papel central na psicoterapia, presencial e online, e que nesta última podem existir peculiaridades, este estudo objetivou investigar os desfechos relacionados à AT na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) Baseada em Internet. Conforme os artigos verificados nesta revisão narrativa da literatura, nos tratamentos síncronos e assíncronos existe uma necessidade de vinculação e de ajustes na AT. A literatura destaca cuidados a serem tomados acerca das tecnologias utilizadas e a importância de contratos e medidas de segurança quanto ao sigilo e possíveis problemas técnicos. Por ocorrerem de forma remota, via meios digitais, fatores individuais e ambientais podem tanto beneficiar quanto prejudicar a AT, interferindo na condução do processo terapêutico. É necessário destacar que o profissional deve atentarse a estes fatores, utilizando o empirismo colaborativo e a flexibilização cognitiva para facilitar estas adequações. De modo geral, a AT mostrou-se um fator importante para a TCC Baseada em Internet, revelando-se um fator a ser observado e que deve receber atenção dos psicoterapeutas, já que podem interferir no tratamento. Dessa forma, verifica-se a importância de novos estudos que investiguem as peculiaridades e desfechos da AT nas diferentes modalidades de TCC Baseada em Internet.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.