Pródromos de transtornos de humor e suporte familiar em adolescentes escolares

Autores

  • Mercedes Strider Ulbra Guaíba
  • Tiago Ribeiro Ulbra Guaíba
  • Ingrid D’Avila Francke Ulbra-Guaíba
  • Felipe Ornell HCPA/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.29327/217869.10.2-10

Resumo

Os transtornos mentais em crianças e adolescentes atingem uma taxa de prevalência entre 10% e 20% e geralmente apresentam-se com problemas na esfera emocional e de conduta, representando prejuízos, como perdas nas relações sociais, familiares e escolares. Este trabalho teve o objetivo de identificar a prevalência de pródromos de transtornos de humor e a percepção de suporte social em adolescentes escolares. Como método utilizou-se a pesquisa transversal, quantitativa, com objetivo exploratório e de alcance correlacional. A amostra de 135 alunos, com idade entre 12 e 17 anos respondeu a Escala de Percepção do Suporte Social – Adolescente (EPSUS-Ad), Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e Questionário Sociodemográfico. Após as análises estatísticas concluiu-se que as variáveis discutidas neste estudo indicam um coeficiente de correlação linear positiva forte entre “presença de pródromos para transtorno de humor” e “baixa percepção de suporte social”, com r = 0,9863. Assim, sugere-se atenção para políticas públicas de cuidado à saúde mental de crianças e adolescentes, que garantam acesso universal e equânime, a fim de minimizar o sofrimento, prevenir agravos e promover a saúde.

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Publicado

2021-10-27