Pisando em ovos, abrindo caminhos: ecos da presença no controle social
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.11.2-6Resumo
Este artigo apresenta a experiência de integrantes do Núcleo São Leopoldo da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, que integram o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São Leopoldo/RS, no segmento “trabalhadores/trabalhadoras em saúde”. A metodologia empregada foi o Relato de Experiência, que viabiliza criar uma narrativa científica, resultante de um processo de cruzamento de saberes singulares e coletivos. Estes saberes, refinados dentro de um contexto social e cultural, possibilitam desenvolver novos sentidos para a realidade vivida, já que priorizam a complexidade das relações humanas e seus efeitos, apresentada em dimensão temporal e relacional. Primeiramente buscou-se, de forma breve, situar os conceitos de Estado Democrático de Direito, controle social e Conselhos Municipais e suas funções. Na sequência, através da metáfora “pisando em ovos, abrindo caminhos” elaborou-se impressões sobre a presença implicada no CMS com o compromisso de produzir transformações e renovação com o cuidado necessário, que dá bordas, oferece limites e põe palavras e sentido onde ainda não há. A participação e representação da psicologia, enquanto categoria profissional no CMS, configura-se como uma importante contribuição na garantia de direitos, colaborando com a participação equitativa no controle social no campo das políticas públicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.