Transtorno do Espectro Autista: indivíduos e sua família

Autores

  • Graciane Barboza da Silva Universidad de Ciencias Sociales e Empresariales- UCES/ Universidade Paranaense- UNIPAR
  • Brunna Eloiza Popowicz Falgater
  • Daniela Goltz
  • Thawany Carolina Thiesen

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista afeta principalmente o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Os sinais podem ser percebidos ainda na infância, período no qual a família é essencial. O diagnóstico e os sintomas do TEA podem afetar a saúde mental de seus genitores. Este trabalho visou analisar se condições econômicas menos favoráveis poderiam aumentar a depressão, a ansiedade, a sobrecarga dos cuidadores, bem como caracterizar as famílias de crianças com TEA do Estado do Paraná. Essas informações foram coletadas através de um formulário eletrônico, enviado particularmente a diversos genitores, e continha perguntas sobre características sociodemográficas e escalas padronizadas, sendo elas: o Critério Brasil, a Escala de Ansiedade e Depressão (HAD), a Escala de Zarit e a Childhood Autism Rating Scale (CARS). Os dados foram analisados através do software SPSS. O nível econômico não se mostrou um preditor de ansiedade, depressão, sobrecarga dos cuidadores. A severidade dos sintomas também não está relacionada ao nível econômico familiar. Coletou-se diversas informações sobre as famílias, as quais, em sua maioria, ratificam a literatura. Percebeu-se a necessidade de criação e de investimento em políticas e projetos que deem suporte a essas famílias, aliviando os sintomas relatados.

Biografia do Autor

Graciane Barboza da Silva, Universidad de Ciencias Sociales e Empresariales- UCES/ Universidade Paranaense- UNIPAR

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Pato Branco (2015), Pós-Graduação em Terapia analítico Comportamental pela Universidade Paranaense e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Atualmente é professora da Universidade Paranaense, Psicóloga Clinica - Clinica de Psicologia e Psicóloga Escolar da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mod. Esp. Viva a Vida. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicologia Escolar/educacional e Psicologia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, estudantes universitários, programas de intervenção, treino de habilidades sociais, serviço/clínica-escola de psicologia, psicologia organizacional e fatores humanos no trabalho.

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Publicado

2023-09-28

Edição

Seção

Artigos