Transitoriedades: a transição de setting online no contexto clínico pandêmico

Autores

  • Natália Bradbury ULBRA
  • Aline Groff Vivian ULBRA

Resumo

Buscou-se compreender a percepção de psicoterapeutas que atuam na clínica sob o olhar da psicanálise, a respeito da transição para a modalidade de online, cujo aumento exponencial ocorreu durante a pandemia. De que forma adaptaram-se ao novo cenário; quais elementos facilitaram e dificultaram as mudanças; e ainda se houve alguma percepção de luto sofrido em detrimento da perda do setting tradicional, pensando na perspectiva profissional. Através de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, foram aplicados questionários semiestruturados em formato de entrevista online ou presencial. Os resultados encontrados foram favoráveis, demonstrando que tanto elementos do mundo interno do terapeuta, quanto fatores externos sofreram impactos e mudanças ao longo do processo pandêmico. Abriram-se portas para que novos saberes possam ser construídos, paradigmas do tradicionalismo e rigidez questionados, e os desafios da profissão possam ser ultrapassados através da flexibilidade e inovação desempenhada pelos profissionais que vivenciaram a clínica virtual ao longo da pandemia.

Biografia do Autor

  • Natália Bradbury, ULBRA

    Psicóloga graduada pela Universidade Luterana do Brasil.

  • Aline Groff Vivian, ULBRA

    Doutora em Psicologia pela UFRGS; docente do curso de Psicologia da Ulbra.

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Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos empíricos