Sonhos Lúcidos como forma de intervenção terapêutica: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.29327/217869.12.1-11Resumo
O sonho lúcido é o estado onde o sujeito tem um despertar dentro de um sonho. Nele o sujeito é capaz de perceber as diferenças do mundo real e onírico ainda durante o sono e, a partir de então, controlá-lo ou interagir com o material onírico de forma deliberada, conscientemente. Este artigo refere-se a uma revisão sistemática da literatura que objetivou verificar o estado da arte com relação aos sonhos lúcidos e suas formas de indução, bem como averiguar a possibilidade de sua utilização dentro de um contexto terapêutico. Os resultados apontam que os sonhos lúcidos podem ser utilizados como forma de amenizar sentimentos negativos relacionados a pesadelos e, também, para fortalecimento e flexibilidade psicológica. As formas de indução conhecidas com melhores resultados são principalmente as técnicas cognitivas e a farmacológica. Dessa forma, os sonhos lúcidos parecem possibilitar uma forma interessante de intervenção como ferramenta psicoterápica, ainda que mais estudos sobre o tema e suas aplicações devam ser realizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.