A relação entre procrastinação, perfeccionismo e sintomas emocionais em universitários

Autores

  • Sofia Hirahata Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Isadora Rossa
  • Ilana Andretta
  • Melina Lima

Resumo

O ingresso no âmbito acadêmico é um marco significativo na vida dos universitários e pode haver dificuldades que repercutem na saúde mental, muitas vezes, relacionadas a comportamentos de procrastinação e perfeccionismo. O presente estudo teve como objetivo identificar a possível relação entre procrastinação, perfeccionismo e sintomas emocionais em universitários. A amostra da pesquisa foi composta por 90 estudantes com idades entre 18 e 60 anos (M=27,17; DP=9,15). Foram utilizados os instrumentos DAAS-21, APS-R e EMPA. Trata-se de um estudo quantitativo, de corte transversal e correlacional. Foram realizadas análises descritivas e de correlação de Pearson. Os principais resultados demonstraram associação significativa e positiva entre a discrepância (dimensão negativa do perfeccionismo) e os sintomas de depressão, ansiedade e estresse, ou seja, quanto mais os indivíduos estabelecem exigências sobre seu desempenho, mais são afetados pelos sintomas emocionais, assim como já sinalizado em outras pesquisas. Entende-se que os resultados podem possibilitar subsídios para o delineamento de estratégias de prevenção no contexto acadêmico e para o planejamento de estratégias terapêuticas no contexto clínico.

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Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos empíricos