Winnicott e um quarto suficientemente bom: leituras sobre a base materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo uma leitura do livro O Quarto (2010), da escritora Emma Donoughe, história que se popularizou em 2015 por servir de inspiração para o filme O quarto de Jack. Com isso, este artigo deseja dialogar com a narrativa do livro e alguns conceitos da teoria winnicottiana, tais como mãe suficientemente boa, holding, handling, apresentação de objetos, brincar e capacidade criativa. O livro conta a história de Jack, um menino que vive com a Mãe no Quarto, um cativeiro construído pelo Velho Nick, que sequestrara a Mãe anos atrás. Jack cresce sem conhecer o Lá Fora e sua Mãe suficientemente boa lhe proporciona um ambiente para que cresça e se torne um menino saudável física e psiquicamente, apesar de todas as adversidades pertinentes ao contexto que vivem. Dessa forma, o livro apresenta um rico material para o exercício clínico e a apreciação ilustrativa dos conceitos do psicanalista e pediatra Donald Winnicott. Assim sendo, este trabalho propõe a leitura das ideias winnicottianas acerca da relevância das funções primarias maternas e de suas potencialidades para a promoção de saúde mesmo em condições adversas e de vulnerabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Mello da Fonseca, UFSC e SIG

    Psicologa pela PUCRS, Psicanalista pela Sigmund Freud Associação Psicanalítica, Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano pela PUCPR, mestranda pelo PPG Psicologia Social e Cultura da UFSC, na linha de pesquisa Psicanálise, Política e Cultura. Bolsista FAPESC.

Downloads

Publicado

16-09-2025

Edição

Seção

Artigos teóricos

Como Citar

Winnicott e um quarto suficientemente bom: leituras sobre a base materna. (2025). Diaphora, 13(2), 65-71. https://doi.org/10.29327/