Desenvolvimento e promoção da autoestima nas teorias cognitivas e comportamentais: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.29327/Resumo
A autoestima é a avaliação que uma pessoa faz de si mesma, estando associada à saúde mental e ao bem-estar. As Teorias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) fundamentam o trabalho com a autoestima na prática clínica. Esta revisão de literatura teve como objetivo compreender como se desenvolve a autoestima e de que forma as TCCs contribuem para a sua promoção ao longo da vida. Constatou-se que a autoestima se desenvolve e varia ao longo do tempo influenciada por fatores como experiências precoces de apego com os cuidadores, ambiente familiar, traços de personalidade, interações e contextos sociais. Diversas estratégias e técnicas cognitivo-comportamentais podem ser utilizadas nas diferentes fases do desenvolvimento para melhorar a autoestima, como treinamento de pais, reestruturação cognitiva e exercícios de autocompaixão, contribuindo para um processo terapêutico que promova saúde e qualidade de vida. Além disso, evidenciou-se a importância da atividade física, do suporte social e da satisfação com a imagem corporal para a manutenção de uma autoestima saudável.
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