Desenvolvimento e promoção da autoestima nas teorias cognitivas e comportamentais: revisão de literatura

Autores

  • Daiane Benincá de David Atitus Educação
  • Fernanda Cerutti Atitus Educação

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Resumo

A autoestima é a avaliação que uma pessoa faz de si mesma, estando associada à saúde mental e ao bem-estar. As Teorias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) fundamentam o trabalho com a autoestima na prática clínica. Esta revisão de literatura teve como objetivo compreender como se desenvolve a autoestima e de que forma as TCCs contribuem para a sua promoção ao longo da vida. Constatou-se que a autoestima se desenvolve e varia ao longo do tempo influenciada por fatores como experiências precoces de apego com os cuidadores, ambiente familiar, traços de personalidade, interações e contextos sociais. Diversas estratégias e técnicas cognitivo-comportamentais podem ser utilizadas nas diferentes fases do desenvolvimento para melhorar a autoestima, como treinamento de pais, reestruturação cognitiva e exercícios de autocompaixão, contribuindo para um processo terapêutico que promova saúde e qualidade de vida. Além disso, evidenciou-se a importância da atividade física, do suporte social e da satisfação com a imagem corporal para a manutenção de uma autoestima saudável.

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Biografia do Autor

  • Daiane Benincá de David, Atitus Educação

    Estudante da graduação em Psicologia da Atitus Educação.

  • Fernanda Cerutti, Atitus Educação

    Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica, Docente do curso de Psicologia na Atitus Educação, Porto Alegre , RS.

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Publicado

16-09-2025

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Desenvolvimento e promoção da autoestima nas teorias cognitivas e comportamentais: revisão de literatura. (2025). Diaphora, 13(2), 48-53. https://doi.org/10.29327/