Um olhar para o invisível: cartografia da experiência em uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Resumo

O seguinte trabalho analisa, a partir do método cartográfico, a intervenção aplicada na Casa de Apoio Viva Maria, um abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. Tem-se como objetivo proporcionar um ambiente acolhedor e reflexivo para as usuárias do serviço. A metodologia deu-se a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, focando nas subjetividades, interpretando o contexto a partir da experiência não controlada. Como resultado das intervenções têm-se o espaço acolhedor que se criou, no qual elas puderam refletir sobre suas vivências pessoais, elaborando-as. Além disso, foi possível notar um grande engajamento do grupo, que participou ativamente, refletindo sobre as suas escolhas de vida e sobre quem elas são e querem se tornar. Pode-se concluir que o trabalho em questão é apenas um recorte, uma pequena pista da vivência em um abrigo para mulheres que sofreram violência doméstica, sendo necessárias novas pesquisas e aplicações práticas no contexto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Letícia dos Reis Feijó, UniRitter

    Pós-graduanda em Psicanálise e Análise do Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Psicóloga pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Downloads

Publicado

16-09-2025

Edição

Seção

Prêmio Estudante e Recém-formado

Como Citar

Um olhar para o invisível: cartografia da experiência em uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. (2025). Diaphora, 13(2), 109-115. https://doi.org/10.29327/