Amparo no microfone: o atleta profissional como voz na mídia esportiva a favor da saúde mental no futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Resumo

Vulnerabilidades expostas e repercussão em massa. O que antes silenciava aos olhos da arquibancada, hoje virou notícia e, consequentemente, trouxe vitórias extracampo que eram impeditivos para que, dentro dele, as potencialidades fossem bem exploradas. O emocional passou a ter um papel determinante para que os fracassos fossem compreendidos e, assim, trabalhados com a seriedade que merecem. Quantos sentimentos foram negligenciados anteriormente, embora figurassem como propulsores de maus resultados, individuais e coletivos, e hoje viraram voz no fortalecimento do cuidado com a saúde mental no futebol, auxiliando na retomada das boas atuações. Ao usar o microfone como porta-voz de suas necessidades emocionais, um jogador evidencia o papel do psicólogo como determinante para a construção das vitórias, pessoais e coletivas. Este estudo buscou retratar os efeitos da psicologia sobre o funcionamento psicológico de um profissional do futebol e/ou de um grupo de atletas; detectar a importância e a necessidade de um olhar efetivo de um terapeuta diante das adversidades da profissão; os efeitos positivos colhidos quando o jogador e/ou clube entendeu a importância de um acompanhamento profissional de saúde mental; bem como o amparo emocional efetivo nas exigências da excelência e o quanto a coesão grupal é resolutiva para melhores desempenhos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora de Oliveira, Universidade La Salle

    Jornalista e acadêmica do curso de Psicologia, Universidade La Salle. 

  • Luan Paris Feijo, Universidade La Salle

    Doutor (2021) e Mestre (2017) em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (2022), em Teoria Psicanalítica pelo Centro de Ensino Dom Alberto (2019) e em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017) e Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário Cesuca (2015) e Licenciatura em Ciências Humanas - Formação Pedagógica pela Universidade de Caxias do Sul (2023). Atualmente é Psicólogo e Sócio-Proprietário na Diálogos - Clínica e Ensino, onde realiza psicoterapia, avaliação psicológica e supervisão em psicoterapia de orientação psicanalítica e avaliação psicológica clínica. Professor e Coordenador Adjunto no Ensino Superior Privado (Unilasalle). Membro associado da Society for Psychotherapy Research (SPR - Capítulo Latino Americano); da Red Latino Americana de Investigación en Psicoterapia (Psycoterapia y Cambio), coordenando a linha de pesquisa psicoterapia e tecnologias de informação e comunicação e Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). 

Downloads

Publicado

16-09-2025

Edição

Seção

Prêmio Estudante e Recém-formado

Como Citar

Amparo no microfone: o atleta profissional como voz na mídia esportiva a favor da saúde mental no futebol. (2025). Diaphora, 13(2), 116-124. https://doi.org/10.29327/