Amparo no microfone: o atleta profissional como voz na mídia esportiva a favor da saúde mental no futebol
DOI:
https://doi.org/10.29327/Resumo
Vulnerabilidades expostas e repercussão em massa. O que antes silenciava aos olhos da arquibancada, hoje virou notícia e, consequentemente, trouxe vitórias extracampo que eram impeditivos para que, dentro dele, as potencialidades fossem bem exploradas. O emocional passou a ter um papel determinante para que os fracassos fossem compreendidos e, assim, trabalhados com a seriedade que merecem. Quantos sentimentos foram negligenciados anteriormente, embora figurassem como propulsores de maus resultados, individuais e coletivos, e hoje viraram voz no fortalecimento do cuidado com a saúde mental no futebol, auxiliando na retomada das boas atuações. Ao usar o microfone como porta-voz de suas necessidades emocionais, um jogador evidencia o papel do psicólogo como determinante para a construção das vitórias, pessoais e coletivas. Este estudo buscou retratar os efeitos da psicologia sobre o funcionamento psicológico de um profissional do futebol e/ou de um grupo de atletas; detectar a importância e a necessidade de um olhar efetivo de um terapeuta diante das adversidades da profissão; os efeitos positivos colhidos quando o jogador e/ou clube entendeu a importância de um acompanhamento profissional de saúde mental; bem como o amparo emocional efetivo nas exigências da excelência e o quanto a coesão grupal é resolutiva para melhores desempenhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.