Vivências e desafios no estágio em psicologia hospitalar: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.29327/Resumo
Este artigo relata a experiência de estágio de uma acadêmica de psicologia em um hospital geral da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul. As atividades de estágio desempenham um papel fundamental no processo de formação acadêmica. No contexto da psicologia hospitalar, elas oferecem a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e aprofundar a compreensão sobre a realidade do trabalho do psicólogo em ambientes hospitalares. O objetivo deste estudo é relatar algumas das experiências e contribuições do estágio obrigatório de observação, analisando seu impacto na formação dos graduandos em psicologia. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, com base teórica na psicologia hospitalar. Em síntese, observou-se um impacto significativo e positivo na formação acadêmica, com a melhoria dos conhecimentos sobre a prática em psicologia hospitalar e o desenvolvimento em áreas da saúde, bem como a compreensão dos aspectos relevantes e essenciais para o trabalho dentro da psicologia hospitalar, como comunicação efetiva, trabalho em equipe, aperfeiçoamento em áreas como cuidados paliativos e também um olhar crítico para os desafios enfrentados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.