Primeiros auxílios psicológicos para indivíduos envolvidos em situações emergenciais e desastres
Resumo
Desastres e situações emergenciais são eventos que normalmente ultrapassam a capacidade da população de prever , prevenir ou controlar. Costumam ocasionar prejuízos para a sociedade afetada, como mortes e desestruturação social, além do potencial desencadeamento de alterações físicas e emocionais nos indivíduos envolvidos. Com a ocorrência de situações de emergência,
reações emocionais como medo, ansiedade e insegurança são esperadas e consideradas compatíveis com o evento traumático. O atendimento psicológico em emergências deve se basear em uma atividade focal e breve, que tem por objetivo fornecer os primeiros auxílios psicológicos após um desastre. Assim, este trabalho objetiva fornecer uma revisão acerca dos procedimentos referentes aos primeiros auxílios psicológicos sobre os indivíduos envolvidos em situações críticas. O atendimento psicológico mostra-se como uma ação preventiva frente a situações emergenciais, acionando a parte saudável dos indivíduos que se encontram em situações de emergência e facilitando as condições para que eles enfrentem o período crítico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.