Terapia familiar sistêmica-estrutural breve: implementação em um Serviço-Escola de Psicologia

Autores

  • Josimar Antônio de Alcântara Mendes Doctoral Researcher na University of Sussex, Reino Unido

DOI:

https://doi.org/10.29327/217869.9.3-12

Resumo

este artigo apresenta o relato de implementação da terapia familiar, sistêmica, estrutural e breve como prática de um estágio supervisionado em um serviço-escola de psicologia (SEP) do Distrito Federal. Este relato indica que a implementação da prática de terapia sistêmica breve e estrutural beneficiou as três instâncias as quais um SEP está ligado: alunos, instituição e comunidade. Os alunos obtiveram ganhos com a possibilidade de acesso de uma prática ainda incomum entre os SEP e também apresentaram ganhos significativos para a sua formação enquanto terapeutas e profissionais da psicologia. A instituição foi beneficiada por apresentar uma prática de estágio que se constituiu como um diferencial para a formação dos seus alunos, não só por conta da escassez desse tipo de prática nos SEP, mas também por atender diretamente a demandas explícitas da comunidade. Esta se beneficiou por ter tido acesso a uma serviço qualificado e de extrema necessidade para as idiossincrasias das realidade local.

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Biografia do Autor

  • Josimar Antônio de Alcântara Mendes, Doctoral Researcher na University of Sussex, Reino Unido
    Psicólogo, terapeuta de casal, família e individual. É graduado pela Universidade de Católica de Brasília, mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Atualmente, é Doctoral Researcher na University of Sussex, Reino Unido.

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Publicado

09-11-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Terapia familiar sistêmica-estrutural breve: implementação em um Serviço-Escola de Psicologia. (2020). Diaphora, 9(2), 76-81. https://doi.org/10.29327/217869.9.3-12