Efeitos na subjetividade das crianças de pais separados em relação à alienação parental
Resumo
O artigo consiste em uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório, a partir do aporte teórico da Psicologia sobre os efeitos na subjetividade dos filhos de pais separados com relação à alienação parental. Objetiva examinar as causas e consequências da alienação parental nas crianças diante da referida situação. Abordar-se-á também os principais problemas referentes às falsas memórias criadas na criança, no intuito de esclarecer sobre o prejuízo que um dos cônjuges poderá causar ao alienar o outro. Concluímos que o efeito da alienação parental na subjetividade das crianças poderá influenciar diretamente na sua saúde psíquica e constituição da alteridade. As crianças necessitarão ser consideradas, já que a indiferença poderá deixar marcas de dores subjetivas inomináveis.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.